O professor Galileu da Silva Pires, da rede pública estadual do Amazonas, está entre os 50 finalistas do Global Teacher […]

Professor do Amazonas é finalista do Nobel da Educação e vai a Dubai
O professor Galileu da Silva Pires, da rede pública estadual do Amazonas, está entre os 50 finalistas do Global Teacher Prize 2026, uma das maiores premiações da educação mundial, conhecida como o “Prêmio Nobel da Educação”. O educador representa o Brasil no evento e desembarca neste domingo (01/02) em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, onde participa da programação oficial.
Galileu leciona nas Escolas Estaduais Nossa Senhora de Nazaré e José Mota, no município de Manacapuru, a 68 quilômetros de Manaus. O prêmio é promovido pela Fundação Varkey, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), e reconhece professores que desenvolvem práticas pedagógicas inovadoras com impacto social relevante. Nesta 10ª edição, mais de 5 mil educadores de 139 países participaram da seleção.
A cerimônia que anunciará o vencedor ocorre no dia 3 de fevereiro, durante a World Governments Summit, em Dubai. A agenda inclui ainda a “Celebration of Teachers 2026”, jantar de gala em homenagem aos finalistas, e o SPARK.Dubai 2026, voltado ao intercâmbio internacional de experiências e inovação educacional.
Trajetória marcada pela inovação
Atuando desde 2016 em escolas públicas de Manacapuru, Galileu construiu uma trajetória voltada à integração entre ciência, tecnologia, sustentabilidade e protagonismo estudantil. Com o uso de metodologias como STEM, STEAM e aprendizagem baseada em projetos, desenvolveu, junto aos alunos, soluções para desafios ambientais, sociais e de saúde, muitas delas reconhecidas nacional e internacionalmente.
Entre os projetos premiados estão a transformação de escamas de peixe em fibras algodonosas para uso na área da saúde, sistemas sustentáveis de combate à Covid-19 no ambiente escolar, o desenvolvimento de um fogão híbrido com foco na economia de recursos e o Jaci – Indicador da Saúde da Mulher, considerado o primeiro absorvente do mundo capaz de indicar condições de saúde por meio do fluxo menstrual, contribuindo para o enfrentamento da pobreza menstrual e a promoção da dignidade nas escolas.
Impacto social e ações comunitárias
Mais recentemente, o professor e seus alunos avançaram no desenvolvimento de um dispositivo bucal auditivo inovador, que permite a escuta sem necessidade de cirurgia ou de aparelhos convencionais, incluindo versões adaptadas para bebês. O projeto posiciona o Amazonas como referência em tecnologia assistiva com impacto social.
Além da atuação em sala de aula, Galileu lidera ações comunitárias, como cursos preparatórios gratuitos para o ensino superior, oficinas de robótica para estudantes de áreas urbanas, rurais e indígenas, atividades culturais e a organização de eventos científicos no município. Ao longo de quase dez anos, mais de 200 alunos participaram diretamente de projetos científicos, enquanto mais de 1.200 estudantes tiveram acesso à iniciação científica e à robótica.
Para o educador, o reconhecimento internacional evidencia a força da educação pública amazônica. “O Global Teacher Prize destaca o papel transformador da educação e mostra que, mesmo em contextos desafiadores, é possível desenvolver ciência, inovação e cidadania com impacto global. Me sinto feliz pelo reconhecimento, é uma convicção de uma vida inteira”, afirmou.
(*)Fonte: Secom
