Cento e vinte policiais federais cumpriram mandados judiciais na cidade de Humaitá, no Amazonas, em decorrência da investigação de ataques […]
Prefeito e vice são presos em Humaitá, no Amazonas
Cento e vinte policiais federais cumpriram mandados judiciais na cidade de Humaitá, no Amazonas, em decorrência da investigação de ataques a prédios públicos. O prefeito e o vice-prefeito do municípios foram presos na operação.
A cidade de Humaitá amanheceu cheia de carros da Polícia Federal nesta terça-feira (27).
Foram presos o prefeito, o vice-prefeito, quatro vereadores da cidade e quatro garimpeiros. Todos foram levados para a sede da Polícia Federal em Porto Velho, onde prestaram depoimentos. Três pessoas estão foragidas.
De acordo com as investigações, todos são suspeitos de incendiar prédios do Ibama e do Instituto Chico Mendes, em outubro de 2017. Dezenas de veículos e barcos de fiscalização também foram atacados.
A Polícia Federal afirma que foi uma represália ao combate do garimpo ilegal de ouro em área de proteção no Rio Madeira e usou imagens de celulares apreendidos durante a investigação.
Num dos vídeos, o prefeito Herivâneo Vieira de Oliveira (PROS), aparece, segundo as investigações, apoiando os garimpeiros ilegais.
“Eu sou a favor de vocês, eu aqui como prefeito mais dez vereadores, para brigar por vocês”.
Outro vídeo, segundo a polícia, seria uma comemoração depois da destruição dos prédios públicos.
“O prefeito está pagando cerveja para o pessoal que está tacando fogo”.
A Polícia Federal comentou a operação desta terça.
“Isso é uma resposta para aquelas pessoas, incluindo os agentes públicos, que teriam a responsabilidade de evitar isso aí, mas que fomentaram essa prática. Para que coloque ordem na região e que os demais órgãos possam retomar as fiscalizações”, disse Caio Rodrigo Pellim, superintendente da Policia Federal em Roraima.
De acordo com a perícia, o prejuízo é de mais de R$ 1,1 milhão.
A Prefeitura de Humaitá afirmou que vai se manifestar quanto tiver conhecimento de todos os fatos.
*Com informações da fonte: Globo.com