Em um ato simbólico de valorização da segurança pública em Manaus, o prefeito David Almeida participou, nesta quinta-feira (3/7), da […]

Prefeito anuncia gratificação e criação da Polícia Municipal na formatura do 2º CTOR da Romu
Em um ato simbólico de valorização da segurança pública em Manaus, o prefeito David Almeida participou, nesta quinta-feira (3/7), da cerimônia de formatura do 2º Curso Tático de Operador Romu (CTOR), realizado na Casa de Praia Zezinho Corrêa, na Ponta Negra, zona Oeste da cidade. Durante o evento, o prefeito anunciou que enviará à Câmara Municipal, após o recesso legislativo, um Projeto de Lei que institui uma gratificação de 25% no salário dos agentes da Ronda Ostensiva Municipal (Romu).
“Esse tipo de curso é muito difícil e o número de inscritos foi enorme, o que demonstra o compromisso de vocês com a cidade. Por isso, vou mandar à Câmara um projeto de lei autorizando essa gratificação, como reconhecimento à dedicação de cada um de vocês”, afirmou o prefeito. Além da valorização salarial, David Almeida antecipou uma reestruturação histórica: a criação da Polícia Municipal de Manaus, que atuará de forma armada e ostensiva, ao lado da atual Guarda Municipal, que continuará com atribuições patrimoniais. A nova corporação será instituída com base na emenda constitucional aprovada pelo Senado Federal.

Acompanhado pelo secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Alberto Siqueira, o prefeito destacou que já foram contratados 250 agentes aprovados no primeiro concurso público da Guarda Municipal e que, a partir de 19 de agosto, terá início o curso de formação para mais 150 aprovados da reserva. Com isso, até o fim do ano, o efetivo armado chegará a 450 agentes, podendo atingir quase mil com a soma dos guardas patrimoniais. Em 2025, está previsto um novo concurso público para a contratação de mais 550 policiais municipais.
Na cerimônia, foram apresentadas cinco novas viaturas da Romu, sendo quatro blindadas, que serão utilizadas nos terminais de ônibus e operações urbanas. O secretário Alberto Siqueira relembrou a criação da Romu em 2023 e homenageou o prefeito pela iniciativa. “Em 75 anos de história da Guarda, nenhum outro gestor fez o que David Almeida está fazendo”, declarou. O instrutor de tiro e policial civil João Paulo também exaltou o envolvimento do prefeito e destacou o papel das famílias dos agentes no processo de formação.
A emoção marcou a solenidade com os depoimentos dos formandos. Madson, que recebeu a insígnia das mãos do prefeito, falou sobre o sentimento de dever cumprido. Já a agente Nasser, ao receber a boina das mãos da filha de 3 anos, emocionou-se ao afirmar: “É por ela. Para que saiba o que é viver com honra”. O curso teve duração de 25 dias, com treinamentos intensivos ministrados por forças de elite como COE, Rocam, Core, Forças Especiais e a Divisão de Inteligência e Operações Aéreas, marcando uma nova fase na história da Guarda Municipal, com foco em qualificação, estrutura e compromisso com a segurança da população.
(*) Com informações: Semcom
