Um caso de crueldade contra animais levou a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) a prender em flagrante Alessandro Marcelo Lopes […]

Polícia prende homem por maus-tratos a cadela doente e infestada de parasitas no Dom Pedro
Um caso de crueldade contra animais levou a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) a prender em flagrante Alessandro Marcelo Lopes Rodrigues, de 40 anos, na última terça-feira (1º/07), no bairro Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus. A ação foi realizada pela Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema), após uma denúncia que alertava sobre a situação alarmante de uma cadela sem raça definida.
Segundo a delegada Juliana Viga, titular da Dema, a denúncia indicava que o animal estava em estado de extrema magreza, visivelmente doente e com o corpo tomado por parasitas. A equipe policial foi até o endereço informado e confirmou os maus-tratos. A cadela, debilitada e com sinais de hemorragia nos olhos, foi resgatada com apoio da Organização Não Governamental (ONG) Anjos de Rua e levada imediatamente para atendimento médico-veterinário de urgência. Os exames confirmaram um quadro avançado de doença do carrapato.
Durante o flagrante, o suspeito alegou que alimentava a cadela, justificando sua magreza como “normal”, e afirmou que aplicava um produto caseiro para tentar combater os carrapatos. No entanto, as condições do animal contrariavam sua versão e evidenciavam o sofrimento prolongado a que o bicho vinha sendo submetido.
Além do crime de maus-tratos, a polícia descobriu que havia um mandado de prisão em aberto contra Alessandro pelo não pagamento de pensão alimentícia, o que levou ao cumprimento imediato da ordem judicial.
Ele foi conduzido à delegacia e responderá pelos dois crimes. Até o momento, permanece à disposição do Poder Judiciário.