A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), apreendeu, na terça-feira (7), madeira ilegal […]

PMAM apreende madeira ilegal em serraria clandestina e prende dois homens em Manacapuru
A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), apreendeu, na terça-feira (7), madeira ilegal em uma serraria clandestina em Manacapuru, localizado a 68 quilômetros de Manaus. Durante a operação, dois homens, de 30 e 45 anos, foram presos.
A equipe policial recebeu uma denúncia via linha direta informando que a serraria, localizada na comunidade Viera, havia recebido um carregamento de madeira. Ao chegar ao local, os policiais encontraram o estabelecimento em pleno funcionamento. Quando questionados sobre a licença necessária para operar, os responsáveis não apresentaram qualquer documentação legal, e a madeira armazenada, cerca de 15 metros cúbicos, também não possuía o Documento de Origem Florestal (DOF), exigido por lei.
A dupla, juntamente com a carga de madeira apreendida, foi conduzida à Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Manacapuru.
Essa ação faz parte da Operação Yara Tupã, uma ação estratégica do Comando de Policiamento Ambiental (CPAmb) para combater crimes ambientais em Manaus e no interior do estado. A operação, que conta com policiamento terrestre e fluvial, já resultou em apreensões significativas, como madeira ilegal, pescado, animais silvestres e equipamentos usados em atividades ilícitas, demonstrando o compromisso das autoridades em proteger o meio ambiente e as riquezas naturais da região.
A Polícia Militar do Amazonas reforça o convite para que a população denuncie atividades criminosas por meio do Disque Denúncia 181 ou pelo 190. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.