Brasília – A partir desta quarta-feira (1º), usuários do Pix passam a contar com uma nova ferramenta de proteção: o […]

Pix ganha botão para contestar golpes e fraudes
Brasília – A partir desta quarta-feira (1º), usuários do Pix passam a contar com uma nova ferramenta de proteção: o chamado “botão de contestação”. Oficialmente denominado autoatendimento do Mecanismo Especial de Devolução (MED), o recurso permitirá que clientes solicitem a contestação de uma transação diretamente pelo aplicativo da instituição financeira em casos de fraude, golpe ou coerção.
Segundo o Chefe Adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro (Decem) do Banco Central, Breno Lobo, a medida busca agilizar a devolução de valores, tornando o processo totalmente digital e sem necessidade de contato humano. “Ao contestar a transação, a informação é instantaneamente repassada para o banco do golpista, que deverá bloquear os recursos, caso existam. Depois do bloqueio, ambos os bancos têm até sete dias para analisar a contestação. Se confirmada a fraude, a devolução deve ser feita em até onze dias após a contestação”, explicou.
O bloqueio pode ser parcial ou total, a depender do saldo disponível na conta suspeita. O novo botão, no entanto, não será válido para casos de desacordo comercial, arrependimento ou erros de digitação na chave Pix, situações que envolvem terceiros de boa-fé.
A criação do botão de contestação faz parte do processo de aprimoramento do MED, mecanismo desenvolvido pelo Banco Central para fortalecer a segurança do sistema de pagamentos instantâneos e ampliar a proteção às vítimas de golpes digitais.
(*) Com informações: D24Am