O mês de julho registrou o maior nível de pessimismo dos consumidores sobre o momento da economia brasileira de todo […]
Pessimismo com o cenário econômico foi maior em julho
O mês de julho registrou o maior nível de pessimismo dos consumidores sobre o momento da economia brasileira de todo o ano, de acordo com a sondagem feita pela CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas) em parceria com o SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito).nnA esmagadora maioria, 83,9% dos entrevistados, afirmou que em julho, o cenário atual da economia ficou entre ruim ou muito ruim. O mesmo percentual havia sido registrado em dezembro último e desde então não se via percepções tão sombrias.nnDesemprego e pessimismonnO alto índice de desemprego, a percepção de aumento dos preços e o patamar considerado ainda alto dos juros, foram os principais motivos que fizeram os entrevistados responderem com tanta negatividade, comentou a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.nn”O achatamento da renda e o desemprego mostram que, no dia a dia do consumidor, pouca coisa evoluiu com relação ao período mais agudo da crise. A recuperação da confiança requer uma retomada mais vigorosa da economia, que aqueça o mercado de trabalho, mas isso não deve ser visto no horizonte dos próximos meses”, acrescenta.nnA confiança do consumidor, segundo dados do SPC Brasil que consideram resultados abaixo de 50 pontos como predomínio de visões pessimistas, ficou em 41 pontos em julho, um pouco abaixo dos 41,4 pontos do mesmo mês no ano passado.nnO estudo aponta também que 41,5% dos 801 consumidores sondados, estão pessimistas ou muito pessimistas para os próximos seis meses. Esse porcentual é menor do que o registrado em junho, quando o pessimismo era a “cara” de 53,5% dos consumidores.nn