Segundo fontes do Vaticano ouvidas pelo jornal Il Messaggero, o papa Francisco permitiu que seja aberta uma discussão na Igreja […]
Papa Francisco considera permitir padres casados na Amazônia, diz jornal
Segundo fontes do Vaticano ouvidas pelo jornal Il Messaggero, o papa Francisco permitiu que seja aberta uma discussão na Igreja sobre uma possível suspensão parcial do celibato para os padres. A proposta teria vindo do cardeal brasileiro Cláudio Hummes.
Hummes tem uma relação próxima com o Pontífice e busca uma solução para a falta de padres na região amazônica. Caso seja confirmada, essa discussão poderá ocorrer no sínodo de 2019.
A imprensa italiana destaca que, todos os bispos da região amazônica foram convocados para tentar encontrar novos rumos para a evangelização.
A ideia defendida pelo cardeal brasileiro, presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia, seria que homens fiéis casados pudessem ser ordenados administradores espirituais de suas comunidades – muitas vezes isoladas e de difícil acesso.
Vale ressaltar que o celibato não é um dogma da Igreja Católica, e sim uma disciplina. Não sendo, portanto, uma verdade revelada da fé.
*Com informações da fonte: O Globo
