Os países mais desenvolvidos do mundo receberam, no ano passado, o maior número de imigrantes legais da história, de acordo […]

Imagem: Ilustrativa

Países desenvolvidos registram recorde de imigração legal

Os países mais desenvolvidos do mundo receberam, no ano passado, o maior número de imigrantes legais da história, de acordo com os dados mais recentes de imigração. No total, mais de 6,5 milhões de pessoas passaram por todo o processo para se estabelecer em um dos 38 países membros da OCDE, grupo que inclui potências como EUA, Canadá, Reino Unido e Japão.

O que explica o aumento?

O crescimento não se deve apenas à retomada do fluxo migratório após a pandemia. Uma das principais razões é a alta demanda por trabalhadores estrangeiros que ocupam vagas rejeitadas pela população local, principalmente em setores como agricultura, construção civil e hotelaria. Essa força de trabalho foi essencial para a recuperação econômica de muitas dessas nações após crises recentes.

Queda na Imigração Ilegal

Enquanto os números de imigração legal batem recordes, os casos de travessias ilegais começaram a diminuir. Os EUA e vários países da Europa, que enfrentavam altas históricas de entradas clandestinas, registraram queda nesse fluxo, marcando uma possível virada no controle das fronteiras.

Refugiados em Alta

Outro dado expressivo foi o aumento no número de refugiados. Impulsionados por crises em países como Venezuela, Colômbia e Síria, os pedidos de asilo nos países ricos chegaram a 2,7 milhões, o maior número já registrado. Os EUA lideraram o recebimento dessas solicitações.

Perspectivas para o Futuro

Mesmo com a queda nas taxas de natalidade nos países desenvolvidos e a necessidade de ampliar a população economicamente ativa, as projeções indicam que, a partir do próximo ano, haverá uma redução nas oportunidades para imigrantes. Este cenário pode impactar diretamente os fluxos migratórios e a disponibilidade de mão de obra estrangeira em setores cruciais para a economia global.

Deixe um comentário