No dia 7 de outubro de 2025, na estepe da Patagônia argentina, pesquisadores da CONICET divulgaram ao vivo a escavação […]

Ovo de dinossauro de 70 milhões de anos é encontrado intacto na Patagônia
No dia 7 de outubro de 2025, na estepe da Patagônia argentina, pesquisadores da CONICET divulgaram ao vivo a escavação de um ovo de dinossauro com cerca de 70 milhões de anos de idade, em estado “quase perfeito”.
Vídeo da expedição, chamada Expedición Cretácica I, registrou o momento em que um dos pesquisadores descreveu a descoberta: “Encontramos um pequeno ninho… pensamos ‘será que é de uma ema?’ e ao começar a desenterrar descobrimos que estava cheio de terra. Isso é absolutamente insano”.
O líder da pesquisa, Federico Agnolín, identificou o ovo como pertencente potencialmente a um terópode, já que o local — o sítio de Río Negro — é conhecido por fósseis de dinossauros carnívoros.
A descoberta é rara porque ovos de dinossauros carnívoros têm cascas mais finas e se preservam com muito mais dificuldade que os de herbívoros; o achado concede oportunidade única de investigar microanatomia ou até vestígios embrionários.
A Patagônia é reconhecida como uma das regiões mais ricas em fósseis do mundo, tendo sido encontrada por lá uma série de gigantes pré‑históricos como o Argentinosaurus e o Giganotosaurus, além de outros achados recentes no mesmo sítio.
Agora, o fóssil será submetido a exames de alta resolução (microtomografia) para investigar seu interior sem danificar a casca. Se for confirmado um embrião, poderão surgir novos entendimentos sobre ninho, eclosão e evolução do terópode para ave.
Saiba mais em: CNN Brasil
