Na última semana, apresentei na Câmara Municipal de Manaus o Projeto de Lei que institui o “Outubro Prata”, mês dedicado […]

Outubro Prata: cuidando do sorriso e da dignidade dos nossos idoso
Na última semana, apresentei na Câmara Municipal de Manaus o Projeto de Lei que institui o “Outubro Prata”, mês dedicado à conscientização e ao cuidado odontológico da população idosa. A proposta inclui a realização de ações e debates para ampliar a atenção à saúde bucal dessa faixa etária, envolvendo poder público, profissionais da área e sociedade civil.
A iniciativa surge diante do crescimento da população idosa no país. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, em 2022, pessoas com 60 anos ou mais representavam 15,1% da população brasileira, mais de 30 milhões de cidadãos. Esse aumento exige políticas específicas e serviços de saúde adequados, capazes de atender às demandas dessa fase da vida.
A escolha do mês dialoga com o Dia Internacional do Idoso, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1990. A data estimula reflexões sobre qualidade de vida e reforça o papel do poder público na proteção dessa população.
No Brasil, o Estatuto do Idoso, Lei 10.741/2003, garante o acesso à saúde, educação e assistência. Nesse contexto, a Odontogeriatria se mostra essencial para tratar problemas como fragilidade dental, doenças sistêmicas que afetam a boca e necessidade de cuidados adaptados. O “Outubro Prata” tem foco na prevenção. Queremos incentivar hábitos de higiene bucal, consultas periódicas e orientações sobre próteses e tratamentos adequados. A proposta prevê mutirões, palestras e atendimentos especializados.
A saúde bucal está diretamente ligada a condições como diabetes, doenças cardiovasculares e desnutrição. Tratar e prevenir problemas odontológicos é preservar a autonomia, a capacidade de se alimentar, de se expressar e de manter o convívio social. Como fisioterapeuta, vivenciei essa realidade ao atender grupos de idosos em unidades básicas de saúde em Manaus e pude observar a relação entre cuidado bucal e qualidade de vida.
O “Outubro Prata” é um chamado para que cuidemos de pais, avós, vizinhos e amigos mais velhos com atenção e responsabilidade. Uma cidade que protege seus idosos constrói um futuro mais solidário para todos.

*Sérgio Baré é fisioterapeuta e vereador de Manaus.
**Os textos (artigos, crônicas) aqui publicados não refletem necessariamente a opinião da Div Agência de Comunicação – Portal do Minuto.
