A ordem de prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é destaque nos principais jornais da América Latina nesta […]

Ordem de prisão de Lula repercute na imprensa internacional

A ordem de prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é destaque nos principais jornais da América Latina nesta sexta-feira (6). Na Argentina, o Clarín estampa na capa “Terremoto politico no Brasil”. A versão online anuncia que ele apresentou novo habeas corpus à Justiça, para não se entregar até as 17h, como foi determinado pelo juiz Sergio Moro.

O conservador La Nación destaca na manchete: “Acabou o tempo para Lula”, chamando a atenção para a falta de grandes manifestações na rua. Já o esquerdista Página 12 publicou foto de um manifestante com um cartaz de Lula, e o título: “A Democracia Presa”.

No Chile, o La Tercera noticia que Lula estará “numa cela digna e isolada”, enquanto o La Razón, da Bolívia, diz que a decisão de Moro deixou o Brasil em estado de suspense.

Na Colômbia, “Lula perdeu a batalha” é a manchete do El Colombiano. Mas a maior parte da imprensa colombiana está mais preocupada com as eleições presidenciais em seu próprio país. No Uruguai, o El Telegrafo mostra na capa que o governo “não emitirá qualquer comunicado referente a Lula”, citando o chanceler uruguaio Nin Novoa.

O El País da Espanha – que tem uma versão online brasileira e outra latino-americana – destacou que o ex-presidente “poderá” não se entregar à Justiça. A capa do jornal impresso dá como manchete principal a crise na Catalunha e, ao lado, a “máxima tensão” no Brasil, diante da ordem de prisão de Lula.

Estados Unidos

A imprensa norte-americana continua atenta aos desdobramentos sobre a condenação do ex-presidente. Nessa quinta-feira (5), Lula teve ordem de prisão decretada pelo juiz Sérgio Moro, após o Supremo Tribunal Federal (STF) ter negado, no dia anterior (4), o pedido de habeas corpus impetrado pela defesa.

O Washington Post destaca na manchete: “Condenação à prisão de Lula reformula cenário político no Brasil antes de eleições presidenciais”. A reportagem chama a atenção para as orientações do juiz Sérgio Moro na ordem de prisão – de que Lula não será algemado e que terá uma cela especial.

Por Agência Brasil

Deixe um comentário