Amazonas – A Polícia Civil deflagrou nesta terça-feira (24) a Operação Falso 9, com o objetivo de desarticular uma quadrilha […]

(Foto:Divulgação/PCPR)

Operação Falso 9 desarticula esquema milionário de estelionato com salários de jogadores da Série A

Amazonas – A Polícia Civil deflagrou nesta terça-feira (24) a Operação Falso 9, com o objetivo de desarticular uma quadrilha envolvida em um esquema milionário de estelionato que desviava salários de jogadores da Série A do Campeonato Brasileiro. A ação incluiu o cumprimento de 33 mandados judiciais, sendo 22 de busca e apreensão domiciliar, nove de prisão preventiva e dois de prisão temporária, em cinco cidades: Almirante Tamandaré (PR), Curitiba (PR), Cuiabá (MT), Porto Velho (RO) e Lábrea (AM), a 702 quilômetros de Manaus.

Entre as vítimas identificadas estão o atacante Gabriel Barbosa, conhecido como Gabigol, atualmente no Cruzeiro, e o zagueiro argentino Walter Kannemann, do Grêmio. As investigações, que começaram em janeiro deste ano, apontam que os criminosos desviaram mais de R$ 1 milhão. Até o momento, R$ 135 mil foram recuperados e bloqueados preventivamente.

De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), o grupo criminoso utilizava documentos falsificados para abrir contas bancárias em nome dos jogadores. Em seguida, solicitavam a portabilidade do salário das vítimas para as contas fraudulentas. O dinheiro era rapidamente transferido entre diferentes instituições financeiras para dificultar o rastreamento.

Além das movimentações bancárias, os golpistas também usavam os valores desviados para compras de produtos e serviços ou sacavam em caixas eletrônicos. As vítimas, que desconheciam completamente o esquema, foram ressarcidas pelas instituições financeiras após a identificação das fraudes.

A operação contou com a participação das polícias civis de Rondônia, Paraná, Amazonas e Mato Grosso. As investigações seguem em andamento para identificar possíveis outros envolvidos no esquema.

(*) Fonte: R7

Deixe um comentário