O Monte Etna, o estratovulcão mais ativo da Europa, entrou em erupção espetacularmente, lançando uma enorme coluna de cinzas e […]

O vulcão Etna, na Itália, entrou em erupção, produzindo uma enorme nuvem de cinzas e uma “fonte de lava”.
O Monte Etna, o estratovulcão mais ativo da Europa, entrou em erupção espetacularmente, lançando uma enorme coluna de cinzas e fumaça para o céu e uma vibrante fonte de lava descendo por suas encostas.
De acordo com a CBS News , a erupção, centrada na Cratera Sudeste, começou nas primeiras horas e se intensificou por volta do meio-dia, de acordo com o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia da Itália (INGV).
O INGV informou que a atividade eruptiva começou por volta de 1h50 UTC com explosões estrombolianas, caracterizadas por explosões de lava derretida e gás.
Ao meio-dia, horário local, a atividade se intensificou e se transformou em uma dramática fonte de lava, com imagens infravermelhas capturando lava derretida fluindo pelo flanco do vulcão.
Uma enorme nuvem de cinzas, atingindo alturas de aproximadamente 6,5 quilômetros (4 milhas), levou as autoridades de aviação a aumentar brevemente o nível de alerta para Código Vermelho, posteriormente rebaixado para Laranja, já que a dispersão das cinzas não representava uma ameaça imediata às viagens aéreas.
As comunidades locais, acostumadas às erupções frequentes do Etna, enfrentaram perturbações mínimas, sem relatos imediatos de feridos ou queda significativa de cinzas afetando cidades próximas.
No entanto, turistas na área foram vistos evacuando como medida de precaução devido à intensidade da erupção e à enorme coluna de cinzas visível contra o céu claro da Sicília.
O Monte Etna, um estratovulcão conhecido por seu formato cônico e depósitos de lava em camadas de milênios de erupções, é o mais ativo do gênero no mundo.
Este último evento ocorre após uma erupção notável ocorrida há pouco mais de um ano, quando o Etna produziu raras bolhas de vórtice — nuvens em forma de anel emitidas de sua cratera.
O INGV continua monitorando o vulcão de perto, observando que a atividade atual, embora drástica, está alinhada ao comportamento típico do Etna.
Não foram relatados riscos significativos à população local ou à infraestrutura, e as autoridades permanecem vigilantes enquanto o vulcão continua sua exibição de fogo.
(*) Com informações: End Time Headlines
