Quem nunca presenciou ou andou com as mãos apertadas pelas costas? Mesmo parecendo algo insignificante, isso pode ter um significado […]

Imagem gerada por IA

O que significa andar com as mãos atrás das costas, psicologicamente?

Quem nunca presenciou ou andou com as mãos apertadas pelas costas? Mesmo parecendo algo insignificante, isso pode ter um significado bem mais profundo, é o que afirmam especialistas em linguagem corporal.

O ato de caminhar com as mãos atrás das costas tem sido alvo de estudos e interpretação pelos especialistas em linguagem corporal. Essa prática pode revelar emoções ou outros aspectos da nossa personalidade.  Contudo, isso dependerá do contexto analisado.

– Liderança

Primeiramente, é comum associarmos essa postura a pessoas hierarquicamente mais elevadas. Como por exemplo: líderes mundiais, empresários, professores… Assim, transmitem um ar de domínio e controle, mas também um “costume” por estar nesse âmbito hierárquico.

 Inibição ou defensividade
Se as mãos estiverem bem apertadas ou a postura parecer rígida, isso pode indicar que a pessoa está retendo emoções ou sentindo-se cauteloso.
Essa interpretação depende de um contexto e de outros traços da linguagem corporal, por exemplo, se pessoa está cabisbaixa e/ou tensa.

– Confiança e segurança
Mostrar o tronco e os órgãos vitais sem protegê-los com braços ou mãos pode sinalizar sentimento de segurança pela falta de ameaça em seu ambiente.

É uma maneira não verbal de mostrar estar no controle e se sentir confortável. Essa postura é bastante observada ao assistirmos televisão e nos depararmos com pronunciamentos e aparições de líderes políticos.

Enfim, pensar nessas interpretações de modo geral pode parecer simples, mas é imprescindível levar em conta o contexto da situação e o comportamento da pessoa.
Quando ver alguém andando dessa maneira, considere a história que a sua postura pode estar revelando. Não se esqueça que o corpo fala, basta sabermos interpretar o que ele diz.

(*) Fonte: Fatos Desconhecidos

 

Deixe um comentário