Brasília – A Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial 2025, elaborada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, pela Sociedade Brasileira de Nefrologia […]

(Foto: Divulgação/SESA/Governo do Paraná)

Nova diretriz classifica pressão 12 por 8 como pré-hipertensão

Brasília – A Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial 2025, elaborada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, pela Sociedade Brasileira de Nefrologia e pela Sociedade Brasileira de Hipertensão, reclassifica a aferição 12 por 8, antes considerada normal, como indicativa de pré-hipertensão.

O objetivo da mudança é identificar precocemente indivíduos em risco e incentivar intervenções proativas e não medicamentosas para prevenir a progressão da hipertensão. Agora, para ser considerada pressão arterial normal, a aferição precisa ser inferior a 12 por 8, enquanto valores iguais ou superiores a 14 por 9 continuam sendo classificados como hipertensão nos estágios 1, 2 e 3, de acordo com avaliação profissional.

A Sociedade Brasileira de Cardiologia destacou nas redes sociais que a atualização é fundamental para orientar a prática clínica de cardiologistas em todo o país, sendo um passo essencial para a medicina baseada em evidências.

(*) Com informações: D24Am

Deixe um comentário