A Noruega está se tornando um exemplo global de sustentabilidade, caminhando para se tornar o primeiro país do mundo com […]
Noruega caminha para ser o primeiro país com todos os carros elétricos
A Noruega está se tornando um exemplo global de sustentabilidade, caminhando para se tornar o primeiro país do mundo com 100% de seus carros totalmente elétricos. Em setembro de 2024, o número de veículos elétricos no país superou o de carros movidos a gasolina, e essa diferença só tende a crescer, com 90% das vendas de veículos no país sendo de modelos elétricos.
O segredo por trás dessa transformação está nos incentivos do governo norueguês, que utiliza um fundo de US$ 1,7 trilhão, proveniente dos lucros dos campos de petróleo, para subsidiar carros elétricos. Isso inclui isenção de impostos e benefícios como estacionamento gratuito, tornando os EVs mais acessíveis para os cidadãos.
A transição para os carros elétricos está se espalhando pelo mundo. A União Europeia planeja proibir a venda de veículos movidos a gasolina até 2035, e o Reino Unido já quer fazer isso até 2030. A adoção crescente dos carros elétricos traz benefícios como a redução das emissões de gases de efeito estufa e a melhoria da qualidade do ar, mas também apresenta desafios, como a sobrecarga dos sistemas elétricos e o custo ainda elevado dos veículos.
No Brasil, as vendas de carros elétricos e híbridos cresceram 90% no ano passado, refletindo o movimento global em direção a um futuro mais sustentável. A Noruega é um modelo a ser seguido, provando que a transição para um futuro elétrico é viável com as políticas certas e inovações tecnológicas.