São Paulo – O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) confirmou, na noite desta segunda-feira (29), o décimo caso […]

(Foto ilustrativa: Reprodução Freepik)

Ministério da Justiça confirma décimo caso de intoxicação por metanol no Brasil

São Paulo – O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) confirmou, na noite desta segunda-feira (29), o décimo caso de intoxicação por metanol associado ao consumo de bebidas alcoólicas no estado de São Paulo. Até o fim da tarde, três mortes já haviam sido oficialmente registradas pelo Laboratório de Toxicologia Analítica do CIATox-Campinas, que identificou um novo padrão de ocorrência desde o início de setembro.

A situação levou o governo federal a reunir diferentes áreas para discutir medidas emergenciais. A reunião, coordenada pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad/MJSP), buscou integrar esforços de prevenção, monitoramento e resposta.

No âmbito do MJSP, o Subsistema de Alerta Rápido sobre Drogas (SAR) seguirá responsável por atualizar os dados. Já a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon/MJSP) emitirá um alerta aos Procons de todo o país, com orientações a fornecedores e consumidores sobre a segurança na produção, comercialização e consumo de bebidas alcoólicas.

O Ministério da Saúde reforçou os protocolos de atendimento para casos suspeitos de intoxicação, por meio da Rede de Vigilância em Saúde. O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), por sua vez, acionou o sistema de notificação para ampliar o monitoramento e o controle da situação.

(*) Com informações: D24Am

Deixe um comentário