México – A adolescente Paloma Nicole Arellano Escobedo, de 14 anos, morreu no último sábado (20) em Durango, por complicações […]

Menina de 14 anos morre após cirurgia clandestina de silicone feita pelo padrasto no México
México – A adolescente Paloma Nicole Arellano Escobedo, de 14 anos, morreu no último sábado (20) em Durango, por complicações decorrentes de uma cirurgia de aumento de seios realizada sem o conhecimento do pai. O procedimento foi feito pelo namorado da mãe, identificado pelas iniciais V.M.R.G, que é cirurgião.
O caso veio à tona depois que o pai da jovem, Carlos Arellano, denunciou a situação nas redes sociais. Ele afirmou ter descoberto que o atestado de óbito registrava falsamente a causa da morte como “doença”, numa tentativa de encobrir a negligência médica. “Exijo que todos os responsáveis sejam investigados: o médico, a mãe, o hospital e todos os envolvidos”, declarou.
Segundo a promotora Sonia Yadira de la Garza, os dois pais chegaram a assinar o certificado de óbito. A denúncia só foi formalizada após o pai ter ciência da cirurgia feita sem sua autorização.
O caso repercutiu nacionalmente e foi comentado pela presidente do México, Claudia Sheinbaum Pardo, que manifestou solidariedade à família e prometeu buscar formas de apoiar os envolvidos. A mãe da adolescente pode responder por omissão de cuidados, enquanto o cirurgião poderá ser responsabilizado por homicídio culposo.
(*) Com informações: D24Am