Brasília – O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), […]

MEC divulga gabaritos do Enem 2025 e libera cadernos acessíveis
Brasília – O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgou nesta quinta-feira (13) os gabaritos e os Cadernos de Questões do primeiro dia do Enem 2025. O material já está disponível no portal do Inep, organizado por data de aplicação, cor e tipo de prova.
Também foram publicados os cadernos das provas adaptadas para leitores de tela. Utilizando o software NonVisual Desktop Access (NVDA), que converte o texto em fala, o conteúdo se torna acessível para pessoas com deficiência visual. O material pode ainda ser baixado e lido com o suporte do Dosvox, sistema que se comunica por síntese de voz.
No próximo domingo, 16 de novembro, os participantes realizarão as provas de ciências da natureza e matemática. Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h. A aplicação ocorre das 13h30 às 18h30 — meia hora mais cedo do que no primeiro dia — seguindo o horário de Brasília (DF).
O prazo para solicitar a reaplicação da prova vai de 17 de novembro até as 12h do dia 21. O pedido deve ser feito na Página do Participante e é destinado a quem faltou por problemas logísticos ou por doenças infectocontagiosas, conforme previsto em edital. O(a) inscrito(a) só refaz o dia de prova em que sua participação foi prejudicada.
Ao longo de mais de duas décadas, o Enem consolidou-se como a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, por meio do Sisu, Prouni e Fies. Além disso, instituições públicas e privadas utilizam suas notas como critério total ou complementar de seleção. Resultados individuais também podem ser usados em processos seletivos de universidades portuguesas conveniadas ao Inep, que reconhecem o exame para acesso de estudantes brasileiros.
