A Maternidade Chapot Prévost, em Manaus, recebeu habilitação do Ministério da Saúde como “Hospital Amigo da Criança” (IHAC), certificação concedida […]

Maternidade Chapot Prévost recebe selo “Hospital Amigo da Criança”
A Maternidade Chapot Prévost, em Manaus, recebeu habilitação do Ministério da Saúde como “Hospital Amigo da Criança” (IHAC), certificação concedida a unidades que seguem os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno, estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Unicef. O selo reconhece hospitais que promovem o aleitamento materno exclusivo e oferecem cuidado humanizado durante o parto e nascimento.
Com essa nova habilitação, todas as sete maternidades da rede estadual de saúde do Amazonas agora integram a lista de “Hospitais Amigos da Criança”, ampliando a cobertura de boas práticas no cuidado materno-infantil.
Localizada no bairro Colônia Antônio Aleixo, zona leste de Manaus, a Chapot Prévost é referência em atendimentos de baixa e média complexidade, registrando cerca de 1,6 mil partos por ano, ou aproximadamente 140 nascimentos por mês. A certificação também garante um repasse anual de R$ 128.797,14, destinado ao fortalecimento das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.
A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, destacou que o reconhecimento reforça a política de cuidado materno-infantil no Amazonas. “O selo Hospital Amigo da Criança reflete o compromisso da unidade com um atendimento humanizado, seguro e centrado na família, além de possibilitar recursos para a melhoria dos serviços para mães e bebês”, afirmou.
Com 15 anos de funcionamento, a maternidade conta com 33 leitos de alojamento conjunto, três salas de cirurgia obstétrica, laboratório, sala de vacinação, posto de coleta de leite humano e cartório. A diretora Sandra Lima ressaltou o empenho das equipes durante o processo de avaliação.
“Esta habilitação representa nosso compromisso diário com o cuidado humanizado e a promoção do aleitamento materno. O selo reforça a qualidade do nosso trabalho e fortalece as ações para garantir um início de vida saudável para mães e bebês”, destacou a diretora.
(*)Fonte: Secom
