Brasília – A Marinha do Brasil prorrogou até o dia 30 de julho o prazo para inscrições no concurso destinado […]

Marinha prorroga inscrições para concurso do Corpo Auxiliar de Praças até 30 de julho
Brasília – A Marinha do Brasil prorrogou até o dia 30 de julho o prazo para inscrições no concurso destinado ao Corpo Auxiliar de Praças (CAP). São ofertadas 400 vagas para candidatos de ambos os sexos com formação técnica de nível médio, distribuídas em diversas especialidades das áreas administrativa, operativa e de saúde.
A oportunidade é voltada a brasileiros que tenham entre 18 anos e menos de 25 anos de idade até 30 de junho de 2026. Os interessados devem ter concluído ou estar em fase de conclusão do curso técnico, com registro no respectivo órgão fiscalizador da profissão, quando for exigido, até o momento da matrícula.
Inscrição e especialidades
As inscrições são realizadas exclusivamente pelo site do Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha. O edital contempla áreas técnicas ligadas à gestão e operação da Força Naval, com vagas para o Quadro Auxiliar Técnico de Praças (QATP) e para o Quadro Técnico Industrial de Praças (QTIP). A distribuição das vagas segue critérios de especialidade e está detalhada nas tabelas disponibilizadas no documento oficial.
Além dos cursos indicados para cada área, o edital informa que serão aceitas comprovações de conclusão de cursos com nomes anteriores, desde que listados na Tabela de Convergência do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (4ª Edição), disponível no site do Ministério da Educação (https://cnct.mec.gov.br/cursos).
Caso o candidato apresente diploma de curso superior, será feita uma análise técnica por parte da Organização Militar Orientadora Técnica (OMOT), que verificará se a formação abrange toda a grade curricular e prática exigida para o curso técnico de nível médio correspondente.
Curso de formação e benefícios
Os candidatos aprovados em todas as etapas do processo seletivo serão convocados para o Curso de Formação de Cabo (C-FCB), onde passam à condição de praça especial. Durante esse período, recebem remuneração, uniforme, alimentação, além de assistência médica, odontológica, psicológica, social e religiosa.
Ao término do curso, os formandos serão promovidos à graduação de Cabo do CAP, estando aptos a desempenhar funções conforme suas qualificações e as necessidades da Marinha.
O edital completo, com o cronograma e as etapas do concurso, pode ser acessado no site oficial do Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha.
(*) Com informações: Agência Marinha da Notícias
