O governo Lula busca viabilizar a polêmica pavimentação da BR-319, estrada que liga Manaus a Porto Velho, com um pacote de medidas […]

Foto: Divulgação

Marina e Renan Filho fecham acordo para asfaltar rodovia na Amazônia

O governo Lula busca viabilizar a polêmica pavimentação da BR-319, estrada que liga Manaus a Porto Velho, com um pacote de medidas socioambientais feito em acordo entre os ministérios dos Transportes e do Meio Ambiente. O projeto, liderado pelos ministros Renan Filho e Marina Silva, foi batizado de Plano BR-319 e pretende destravar o licenciamento ambiental da obra, alvo de críticas históricas por seu potencial de devastação na floresta.

O novo plano tenta vender a imagem de um asfaltamento “sustentável”, após décadas de destruição provocada por obras semelhantes, como a BR-163. A promessa é controlar o desmatamento e oferecer alternativas econômicas locais, além de regularizar terras e proteger áreas indígenas. Um dos eixos principais do projeto é a contratação de uma Avaliação Ambiental Estratégica (AAE), feita por consultoria independente, que terá oito meses para verificar riscos e propor soluções.

A proposta é proteger uma faixa de 50 km de cada lado da rodovia, considerada zona crítica de impacto ambiental. A área será alvo de monitoramento contínuo, ações contra o desmatamento e fiscalização reforçada.

Além disso, o plano prevê um modelo de parceria para gestão territorial que envolverá entes públicos e privados. Mesmo com as promessas, o histórico da região levanta dúvidas sobre a real capacidade do governo petista de conter os impactos de uma obra desse tamanho.

(*) Com informações: Cláudia Dantas

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