Venezuela –O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, manifestou sua expectativa de que o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva […]

Maduro diz esperar que Lula se pronuncie sobre veto à Venezuela no Brics
Venezuela –O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, manifestou sua expectativa de que o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), se pronuncie sobre o veto do Brasil à entrada da Venezuela no Brics.
Em declaração feita na segunda-feira (28), Maduro não responsabilizou diretamente Lula pelo veto, mas criticou a influência que, segundo ele, o Ministério das Relações Exteriores exerce sobre as decisões do governo brasileiro.
“Prefiro esperar que Lula observe, esteja bem informado sobre os acontecimentos, e que ele, como chefe de Estado, em seu momento, diga o que tem de dizer”, declarou Maduro em entrevista transmitida pela TV pública da Venezuela.
O venezuelano disse que o Itamaraty “tem sido um poder dentro do poder no Brasil há muitos anos”. Ele afirmou que o cubano Fidel Castro costumava afirmar que o Brasil “era comandado por um edifício”, referindo-se ao Ministério das Relações Exteriores.
Segundo Maduro, o Itamaraty “sempre conspirou” contra a Venezuela. “É uma chancelaria muito ligada ao Departamento de Estado norte-americano, desde a época do golpe de Estado contra João Goulart [em 1964]”, declarou.
A Venezuela ficou de fora da lista de 12 países que estão sendo considerados para se tornarem novos membros do bloco, uma decisão que foi tomada após a Cúpula do Brics em Kazan, na Rússia, realizada na semana passada. Durante o evento, a orientação da delegação brasileira foi de barrar a adesão de novos países ao grupo.
Maduro, que participou da cúpula, reforçou suas aspirações em relação ao Brics e expressou descontentamento com a postura do Brasil, destacando a importância da inclusão da Venezuela em uma aliança que reúne economias emergentes.
Fonte: D24am
