Por ser um grande amante das artes e valorizar suas raízes culturais, o poeta, compositor e escritor amazonense, Sid Sheldowt, […]
Literatura amazonense: Sid Sheldowt e Gilmal lançam suas obras em evento cultural que acontece neste sábado
Por ser um grande amante das artes e valorizar suas raízes culturais, o poeta, compositor e escritor amazonense, Sid Sheldowt, estará lançando seu segundo livro Confrontos de Sentimentos em Fé Maior neste sábado (01), a partir das 17 horas, na livraria e sebo O Alienígena Espaço Cultural, que fica localizada na rua Lima Bacuri, no centro de Manaus. Segundo Sheldowt, o local foi escolhido por se tratar de um ambiente que possui um grande acervo da cultura regional, como CD’s, pinturas e livros de diversos artistas amazonenses.
O evento também contará com o lançamento da revista em quadrinhos A Casa da Luz Vermelha, trabalho do cartunista e quadrinista amazonense Gilmal, publicada pelo selo independente Jaracomics, do qual contém histórias de amor e sexo, narradas em traços realistas de uma forma brutal e toda impressa em papel vermelho, seguindo o ponto de vista de um artista “anárquico e inconformável”, conforme as palavras do jornalista Artur Mamede, que também é o responsável pelo texto de apresentação da obra em questão de Sid Sheldowt.
Na ocasião, a banda de punk rock/bubblegum/power pop, Os Playmobils, formada pelos irmãos Henrique e Carol Magnani, juntamente com o escritor Albenizio Jr., fará o pocket show de encerramento do evento. Segundo os integrantes da banda, o repertório apresentado reunirá tanto os clássicos como as músicas novas do trio. Para quem curte poesia, quadrinhos e punk rock, o evento é uma boa pedida para o fim de semana.
Sobre o livro ‘Confrontos de Sentimentos em Fé Maior’
O livro está sendo publicado pela editora Penalux, de Guaratinguetá (SP), e traz uma compilação de poemas escritos ainda na adolescência de Sheldowt, dividida em três partes: confrontos, sentimentos e fé maior, conforme o título da obra já denuncia.
“Em cada parte, sentimos um clima diferente. A primeira parte assume um ar mais irônico, com críticas voltadas para a religião e o universo que a cerca, enquanto a segunda parte volta-se para o eu, para o interno do eu-lírico, despindo assim, seus medos e angústias. Já a terceira parte possui um ar mais agressivo, duro e crítico”, analisou a mineira Vitória Carolyne, que é pesquisadora e editora do blog literário A Teoria das Laranjas.
Confrontos de Sentimentos em Fé Maior é a segunda obra literária do poeta, que também lançou, em 2014, o livro de poesias Apocalipse Tribal, publicado pela editora Planeta Azul (RJ), onde aborda as questões do desmatamento da Amazônia e a perda das tradições indígenas para os costumes do homem branco. Apocalipse Tribal não teve grande repercussão na época. Sobre o seu mais recente trabalho e a repercussão que o mesmo vem alcançando antes mesmo do lançamento, o poeta comentou: “É quase impossível se achar poeta e viver como um lobo solitário, numa cidade onde a valorização local é escassa e as ovelhas estão disfarçadas. É preciso fazer parte de alguma alcateia, caso contrário, o ostracismo se torna a morte”.
Informações do evento
O lançamento das obras literárias Confrontos de Sentimentos em Fé Maior e da revista em quadrinhos Casa da Luz Vermelha, acontecerá na livraria e sebo Alienígena Espaço Cultural, localizada na rua Lima Bacuri, nº 64C – Centro. O evento será encerrado com o pocket show da banda Os Playmobils. Para mais informações: (92) 99103-8609 / 99313-3227.
![](https://www.portaldominuto.com.br/wp-content/uploads/2018/11/45702869_1443095905820799_9150765855234064384_n.jpg)
![](https://www.portaldominuto.com.br/wp-content/uploads/2018/11/43496495_1948987588478062_929724548293591040_n.jpg)