A cidade de Lábrea, às margens do rio Purus e distante mais de 700 quilômetros de Manaus, provou sua força […]

FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Lábrea surpreende e coloca três times nas finais do futsal dos Jogos Escolares do Amazonas 2025

A cidade de Lábrea, às margens do rio Purus e distante mais de 700 quilômetros de Manaus, provou sua força no cenário esportivo escolar ao garantir vaga em três das quatro finais do futsal dos Jogos Escolares do Amazonas (JEAs) 2025. O feito foi confirmado nesta quarta-feira (23), durante o sétimo dia de competições da 46ª edição do evento, que reúne mais de 5,4 mil atletas e se encerra no próximo domingo (27), em Manaus.

As finais do futsal — nas categorias infantil e juvenil, masculino e feminino — estão marcadas para a próxima sexta-feira (25), na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira. Lábrea estará presente em três decisões, mostrando que o interior do Amazonas também tem vez e talento no maior evento esportivo estudantil do estado.

O resultado, segundo o professor e técnico Francisco de Lima, é fruto de um trabalho de base que envolve toda a comunidade esportiva do município. “O futsal em Lábrea é desenvolvido desde cedo com treinadores voluntários, campeonatos frequentes e seletivas. É um lugar onde todos querem estar. Representar Lábrea é um orgulho para os nossos atletas”, afirmou.

Superação do Purus às quadras

Apesar das decisões ainda estarem por vir, o sentimento entre os atletas é de missão cumprida. Para muitos, a jornada até as finais foi marcada por superações. O capitão do time juvenil masculino, Kemenson “Netinho” Andrade, de 17 anos, destacou o quanto a trajetória até Manaus foi desafiadora. “Viemos pela BR-319, muitos de nós nunca tinham feito uma viagem assim. Sentimos o preconceito de outros times, que nos subestimaram, mas fomos vencendo jogo a jogo. Agora sonhamos com o título”, disse o estudante da Escola Estadual Thomé de Medeiros Raposo.

Entre as meninas, a emoção também fala mais alto. Grazielle Barbosa, camisa 10 da equipe juvenil feminina e aluna do Ceti Agostinho Ernesto de Almeida, vai disputar seu último JEAs. Aos 17 anos, a atleta vê na final uma chance de redenção após a derrota na decisão de 2023. “Foi muito difícil perder no ano passado, mas o esporte ensina a levantar. Agora vamos lutar com tudo para conquistar esse título. Quero encerrar minha participação nos JEAs com uma vitória histórica para Lábrea”, declarou.

Além dos times juvenis, a equipe do infantil masculino do município também avançou à grande final, consolidando o nome de Lábrea como uma das grandes potências do futsal nesta edição do JEAs.

JEAs em números

O JEAs 2025 segue a todo vapor. Até terça-feira (22), a rede estadual já acumulava 405 medalhas, sendo 171 de ouro, 130 de prata e 104 de bronze. Modalidades como atletismo, tênis de mesa, badminton, xadrez, ciclismo, taekwondo, vôlei de praia, ginástica artística e rítmica já encerraram suas competições.

Nesta quinta-feira (24), novas emoções tomarão conta das quadras e piscinas, com disputas no wrestling, futsal, handebol, vôlei, natação, futebol de campo e basquete. Ao todo, o evento envolve 20 modalidades esportivas e reúne representantes de 42 municípios do Amazonas — com Lábrea, sem dúvida, entre os maiores destaques desta edição.

Deixe um comentário