O Líder Supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, afirmou nesta quarta-feira (18) que a nação iraniana “não é de se […]

Khamenei reage a ameaças de Trump e diz que Irã não vai se render a pressões militares
O Líder Supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, afirmou nesta quarta-feira (18) que a nação iraniana “não é de se render”, em resposta direta às recentes declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. No dia anterior, Trump havia exigido uma “rendição incondicional” do Irã e chegou a afirmar que Khamenei era “um alvo fácil” para os EUA e Israel.
Durante um discurso televisionado, Khamenei reforçou a postura de resistência: “Que os americanos saibam que a nação iraniana não é de se render, e qualquer intervenção militar de sua parte resultará, sem dúvida, em danos irreparáveis”, declarou.
Esta foi a segunda manifestação pública do líder iraniano desde o ataque de Israel ao Irã na semana passada. Khamenei também criticou o tom das ameaças: “Aqueles que são sábios e conhecem o Irã, seu povo e sua história, jamais usam a linguagem das ameaças com esta nação”.
Segundo fontes da CNN, Trump estaria cada vez mais inclinado a autorizar ataques militares contra instalações nucleares iranianas, embora ainda mantenha aberta a possibilidade de uma solução diplomática — caso o Irã aceite fazer concessões significativas.
Em Nova York, o embaixador do Irã na ONU advertiu que qualquer envolvimento direto dos EUA na ofensiva israelense terá uma resposta firme por parte de Teerã.
(*) Com informações: CNN BRASIL