Manaus – O Amazonas registrou uma queda de 34,8% nos casos de hepatites virais no primeiro semestre de 2025, em […]

FOTOS: Letícia Araújo/FVS-RCP e Divulgação/FVS-RCP

Julho Amarelo: Casos de hepatites virais caem no Amazonas e campanha reforça testagem e vacinação

Manaus – O Amazonas registrou uma queda de 34,8% nos casos de hepatites virais no primeiro semestre de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior. O dado reforça a importância das ações de prevenção, como testagem, vacinação e educação em saúde, que ganham reforço neste mês com a campanha Julho Amarelo, coordenada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) por meio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), em parceria com as secretarias municipais.

O Julho Amarelo é uma campanha de conscientização voltada à prevenção e ao enfrentamento das hepatites virais, infecções silenciosas que afetam o fígado e podem evoluir para complicações graves, como cirrose e câncer. Durante o mês, há intensificação das ações de testagem rápida, vacinação e orientações em saúde em todas as regiões do estado.

De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, a testagem rápida e a vacina estão disponíveis de forma gratuita e descentralizada tanto na rede estadual quanto na atenção básica. “São ferramentas fundamentais para prevenir e interromper a cadeia de transmissão”, afirmou. Os testes para hepatites B e C podem ser feitos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios. Em Manaus, os exames também estão disponíveis nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA), nas policlínicas estaduais, na Fundação de Medicina Tropical e nos Centros de Atenção Integral ao Idoso (Caimi).

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca a importância da testagem regular, já que o vírus pode permanecer no organismo sem sintomas. A coordenadora estadual do Programa de Hepatites Virais, Vanieli Cappellesso, orienta que a população realize o teste pelo menos uma vez ao ano, com frequência maior para pessoas que mantêm relações sexuais sem preservativo.

Vacinação: proteção ao alcance da população

Um dos focos da campanha é o reforço da vacinação contra a hepatite B, especialmente entre crianças. A cobertura vacinal parcial no estado, em 2025, é de 87,2% na população menor de 1 ano. O esquema vacinal deve ser iniciado nas primeiras 12 horas de vida do bebê, com doses subsequentes aos 2, 4 e 6 meses de idade. A vacina está disponível nas UBS com sala de vacinação e nas maternidades da capital e do interior.

A gerente de imunização da FVS-RCP, Angela Desirée, alerta os pais e responsáveis sobre a importância de manter a caderneta de vacinação atualizada. O SUS também oferece a vacina contra a hepatite A para crianças entre 12 meses e menores de 5 anos.

No comparativo entre os primeiros semestres de 2024 e 2025, os casos de hepatite B continuam sendo a maioria: foram 305 registros no ano passado e 218 neste ano. Em 2025, o Amazonas registrou 309 casos de hepatites virais: 3 de hepatite A, 218 de hepatite B, 81 de hepatite C e 7 de hepatite D. No mesmo período de 2024, foram 474 casos.

Atenção às formas de transmissão

As hepatites virais são causadas por cinco tipos de vírus e têm transmissão associada ao contato com sangue contaminado, relações sexuais desprotegidas ou da mãe para o filho. A doença é muitas vezes assintomática e pode evoluir silenciosamente. Por isso, o diagnóstico precoce é essencial.

Além da vacinação, a prevenção passa pelo uso de preservativos, não compartilhamento de materiais perfurocortantes e a testagem regular, disponíveis gratuitamente na rede pública.

Programação da campanha Julho Amarelo 2025

A campanha estadual inclui ações educativas e capacitações para profissionais da saúde:

  • 21 a 24 de julho: Oficina de Capacitação de Gestores e Profissionais para a construção da Linha de Cuidado das Hepatites Virais, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), das 8h às 17h. Público-alvo: profissionais das regionais de Manaus, Entorno e Alto Rio Negro.
  • 28 de julho: Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. Os municípios realizarão programações locais com intensificação das testagens e orientações à população.
  • 29 e 30 de julho: Webinar “Meu paciente testou hepatite B. E agora? O que fazer?”, com a médica infectologista Izabella Safe, em parceria com a UEA, das 14h às 17h, destinado a profissionais da saúde.

Com a queda nos números e a intensificação das ações em julho, o Amazonas reforça o compromisso com a saúde pública e a importância da prevenção para conter as hepatites virais.

Deixe um comentário