O Japão acaba de dar um passo impressionante rumo ao futuro das telecomunicações. Pesquisadores do Instituto Nacional de Tecnologia da […]

Japão quebra recorde e alcança velocidade de internet capaz de baixar catálogo da Netflix em 1 segundo

O Japão acaba de dar um passo impressionante rumo ao futuro das telecomunicações. Pesquisadores do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação (NICT) anunciaram um novo recorde mundial de velocidade na transmissão de dados: 1,02 petabits por segundo — o equivalente a 127,5 mil Gbps.

Para se ter uma ideia do feito, essa velocidade permitiria baixar todo o catálogo da Netflix ou acessar todas as páginas da Wikipédia em apenas um segundo. A taxa de transmissão é tão alta que equivale à capacidade combinada de 19 fibras ópticas padrão operando simultaneamente.

Segundo os pesquisadores, o resultado foi obtido em ambiente de laboratório e ainda precisa ser testado de forma independente. No entanto, o avanço aponta para um futuro em que o tráfego de dados em altíssima escala poderá ser realizado com mais eficiência, especialmente em centros urbanos hiperconectados e para demandas como realidade virtual, metaverso e inteligência artificial.

Além disso, o experimento utilizou uma infraestrutura próxima da tecnologia atual, o que indica que, com os devidos investimentos, essa velocidade poderia ser adaptada e implementada no mundo real nos próximos anos.

Embora ainda esteja distante da rotina dos consumidores, o marco alcançado pelo Japão mostra como a tecnologia de transmissão óptica está evoluindo rapidamente e promete revolucionar a forma como acessamos e compartilhamos dados em um futuro próximo.

Fonte: Galileu

Deixe um comentário