Comemorado todo dia 2 de dezembro, o samba é patrimônio cultural do Brasil e da humanidade por sua importância artística, […]

Dia Nacional do Samba chegando e nada melhor que falar de samba exaltando o protagonismo feminino (Foto: Divulgação)

Jangadeiro recebe, neste domingo, Samba Com as Moças no Dia do Samba

Comemorado todo dia 2 de dezembro, o samba é patrimônio cultural do Brasil e da humanidade por sua importância artística, social e histórica. E no Amazonas, um grupo tem ganhado notoriedade por quebrar padrões promovendo roda de samba feita por mulheres, há cerca de 6 anos. E para comemorar esta data, o bar Jangadeiro promove neste domingo, 30 de novembro, a segunda edição do “Roda de Saia”. Uma roda de samba feminina, tendo como atração principal o grupo Samba Com as Moças, sob o comando de Deive Nascimento e grupo Poder a Mais. O evento começa ao meio dia e ainda terá várias outras atrações.

O tradicional bar Jangadeiro, fica na rua Marquês de Santa Cruz, 28, no Centro de Manaus.

 

Foto: Divulgação

Sobre o grupo feminino

SAMBA COM AS MOÇAS é o 1º grupo feminino de samba e pagode criado no Amazonas. Elas cantam, tocam e compõem.

O grupo nasceu da necessidade de reunir mulheres que pudessem fazer samba no estado do Amazonas, onde o samba ainda é predominantemente masculino, abrindo portas para a criação de outros grupos femininos do gênero.

Ele foi criado em 2018 por Alessandra Vieira e Thayane Rios que se conheceram através de um grupo de percussionistas amazonenses no WhatsApp.

Na ocasião, elas perceberam que eram as únicas mulheres do grupo. Thayane lançou a proposta de criar um grupo de samba feminino e Alessandra abraçou a ideia.

Foram 2 anos de busca por mulheres dentro do samba que soubessem cantar e tocar, pois descobriram que no Amazonas existe uma carência de mulheres instrumentistas, principalmente dentro do samba, por se tratar de um ritmo complexo.

Essa carência foi a maior dificuldade e a maior motivação da banda, pois sabiam que seriam uma novidade e que abririam portas para outras mulheres.

O lançamento da banda aconteceu em 20 de janeiro de 2020, na festa de São Sebastião, no Largo de São Sebastião, em Manaus.

O grupo é composto por 5 integrantes: Alessandra Vieira (surdista, voz principal, compositora e líder da banda), Thayane Rios (tantã/bateria), Liriel Natário (violão/voz), Rose Vieira (cavaco/voz) e Tacyara Santos (pandeiro e caixa).

Foto: Divulgação

Seu repertório dispõe de 4 músicas autorais que mesclam com músicas já consagradas do grande público, valorizando sempre o samba de raiz, sem deixar de lado o pagode. Um repertório bem variado que vai de Clara Nunes, João Nogueira, Zeca Pagodinho, Dona Ivone Lara, Alcione, Jovelina, Beth Carvalho, Benito de Paula, Jorge Aragão aos pagodes de Xande de Pilares, Turma do Pagode, SPC, Exaltasamba e outros.

O repertório traz também pagodes atuais, pagode dos anos 90, samba enredo e carnaval.

Todas as integrantes já tinham ligação com a música e trazem no currículo grandes trabalhos.

Samba Com as Moças é um grupo que preza pela excelência musical, visual e estética.

Com informações: Aváris Comunicação e Evento

Deixe um comentário