Israel – As Forças de Defesa de Israel (IDF) anunciaram a destruição de dois caças F-14 Tomcat pertencentes à frota […]

Israel destrói dois caças F-14 Tomcat iranianos em ataque com drones perto de Teerã
Israel – As Forças de Defesa de Israel (IDF) anunciaram a destruição de dois caças F-14 Tomcat pertencentes à frota aérea do Irã, durante um ataque com drones realizado em um campo de aviação próximo a Teerã. Imagens divulgadas pelos militares israelenses mostram o momento em que as aeronaves são atingidas e explodem.
Os F-14 Tomcat, de fabricação norte-americana, ganharam fama nos anos 1980 após serem destaque no filme “Top Gun”. O modelo foi aposentado pela Marinha dos Estados Unidos em 2006, mas continuou em operação no Irã desde a década de 1970, quando o então governo do Xá Mohammad Reza Pahlavi adquiriu 80 unidades antes da Revolução Islâmica de 1979.
De acordo com o porta-voz do Exército israelense, general Effie Defrin, o ataque faz parte de uma operação preventiva com o objetivo de enfraquecer as defesas aéreas iranianas em meio ao atual conflito. Outras ações militares também atingiram alvos iranianos que, segundo Israel, se preparavam para lançar drones contra seu território.
Embora as imagens mostrem a destruição dos dois caças, analistas de defesa consultados pelo site Defense Blog avaliam que as aeronaves provavelmente estavam fora de operação e sem condições de voo. Estima-se que o Irã ainda possua entre 40 e 42 unidades do F-14, segundo o site especializado The Aviationist.
O F-14 foi projetado no final dos anos 1950 como um caça de múltiplas funções, capaz de atuar como interceptador e bombardeiro. Equipado com um canhão Vulcan M61A-1 de 20 milímetros e capaz de atingir velocidades superiores a Mach 2,2, o avião pode carregar até oito mísseis de diferentes alcances e bombas de ataque ao solo.
O interesse do Irã pelos Tomcats surgiu na década de 1970, como resposta à ameaça representada pelos caças soviéticos MiG-25. Na época, os Estados Unidos buscavam reforçar seus aliados no Oriente Médio e, durante o governo de Richard Nixon, firmaram o acordo de venda das aeronaves ao regime iraniano.
