Iranduba deu um passo importante na promoção da educação inclusiva ao inaugurar, nesta semana, a primeira Sala de Inclusão TECA […]

Iranduba inaugura primeira sala de inclusão TECA no interior do Amazonas
Iranduba deu um passo importante na promoção da educação inclusiva ao inaugurar, nesta semana, a primeira Sala de Inclusão TECA (Transtorno do Espectro do Autismo) no interior do Amazonas. O novo espaço, moderno e acolhedor, foi projetado especialmente para atender crianças com autismo, oferecendo um ambiente adaptado para o desenvolvimento pedagógico e social dos alunos.
Mais de 400 crianças já estão sendo beneficiadas pela iniciativa, que também contempla a capacitação de professores e a integração das secretarias municipais em prol de uma educação mais justa e acessível. A ação reforça o compromisso da gestão local com a inclusão, demonstrando sensibilidade, planejamento e responsabilidade social.
O secretário de Educação, Altemar Leão, destacou a importância desse projeto, afirmando que a Sala de Inclusão TECA representa um passo significativo na luta pela justiça social.
“Estamos nos preparando através de formação inicial para que as nossas crianças com necessidades especiais tenham a condição de inserção na sociedade. O que nós estamos prestando, na verdade, é um serviço, é fazendo justiça social”, afirmou Leão.
Durante a inauguração, o prefeito Augusto Ferraz destacou a importância do investimento nas crianças com necessidades especiais. “Estamos construindo um novo tempo em Iranduba, onde todas as crianças têm espaço, respeito e oportunidade de crescer. A Sala TECA é mais do que uma estrutura física, é um símbolo do nosso compromisso com o futuro e com o cuidado com as pessoas”, afirmou.
A secretária de Saúde, Luana Ferraz, também celebrou a conquista, ressaltando a união entre as áreas da saúde e da educação. “Essa sala representa o cuidado integral que acreditamos. Educação e saúde caminham juntas quando se trata de inclusão. Estamos garantindo dignidade, atendimento especializado e, principalmente, amor a cada criança atendida aqui”, disse.
A nova sala representa um marco para o município e serve de exemplo para outras cidades do estado, mostrando que é possível construir um futuro melhor com políticas públicas voltadas para o cuidado e inclusão.
