A publicidade brasileira vive um ponto de virada histórico. No primeiro trimestre de 2025, a internet ficou a apenas 0,6 […]

Reprodução Internet

Internet encosta na TV aberta e deve liderar publicidade no Brasil ainda em 2025

A publicidade brasileira vive um ponto de virada histórico. No primeiro trimestre de 2025, a internet ficou a apenas 0,6 ponto percentual de ultrapassar a TV aberta como principal destino dos investimentos em mídia no país.

Entre janeiro e março, agências e anunciantes investiram R$ 4,7 bilhões em publicidade. A TV aberta manteve a liderança, com 37,1% de participação, mas o ambiente digital já representa 36,5% do total, impulsionado principalmente pelas redes sociais, que concentram mais de 60% da verba online.

A tendência reflete uma mudança mais profunda do que a simples troca de canal. Enquanto a TV tradicional oferece uma comunicação em massa, o digital permite segmentação personalizada e medição em tempo real, recursos cada vez mais valorizados por marcas e anunciantes.

Nos últimos três anos, o investimento em internet quase dobrou, saindo de R$ 1,72 bilhão por trimestre. Enquanto isso, a TV aberta perdeu 13 pontos percentuais de participação desde 2022. Outros meios tradicionais, como rádio, jornais, revistas e a TV por assinatura, seguem em queda — esta última, inclusive, já ocupa papel secundário no mercado.

A mídia out-of-home (publicidade em espaços públicos) vem crescendo e já representa 11,8% do total investido. Dentro do digital, os formatos de vídeo e buscas têm ganhado terreno, enquanto displays e áudio digital avançam de forma mais tímida.

Com a expectativa de que a internet assuma a liderança nos próximos trimestres, o mercado publicitário brasileiro se adapta rapidamente ao novo cenário, onde personalização, dados e agilidade definem o jogo.

(*) The News

Deixe um comentário