As autoridades da indonésia anunciaram, nesta quinta-feira (11), a ampliação para mais um dia dos trabalhos de busca para algumas […]

Indonésia amplia operações de resgate após terremoto em Celebes

As autoridades da indonésia anunciaram, nesta quinta-feira (11), a ampliação para mais um dia dos trabalhos de busca para algumas das 5 mil pessoas consideradas desaparecidas nas zonas mais afetadas pelo terremoto e pelo tsunami que – no dia 28 de setembro – assolaram a ilha de Celebes.

A Agência Nacional de Gestão de Desastres (BNPB, sigla em indonésio) indicou que a medida se deve ao pedido de alguns membros das comunidades afetadas pelo desastre natural.

O porta-voz da agência, Sutopo Purwo Nugroho, anunciou que as atividades pela busca de possíveis sobreviventes serão concluídas oficialmente nesta sexta-feira (12), um dia depois do previsto.

A partir de sexta, 15 pessoas ficarão de prontidão se houver pedidos para resgatar as vítimas, afirmou à Agência EFE, em conversa telefônica, o porta-voz em Palu da Agência Nacional de Busca e Resgate (Basarnas), Yusuf Latif.

As equipes de resgates não encontraram ninguém vivo sob os escombros por mais de uma semana e as autoridades anunciaram que transformarão os lugares mais desvastados em áreas verdes e um memorial.

Por sua vez, o governador de Celebes Central, Longki Djanggola, disse que o período de resposta a emergências será estendido até o dia 26 para reconstruir infraestruturas e atender aos mais de 82 mil deslocados.

De acordo com a última apuração oficial, os mortos pelo desastre são 2.073, enquanto 2.549 pessoas ficaram feridas e 680 estão desaparecidas.

No entanto, segundo estimativas, cerca de 5 mil pessoas ainda não foram localizadas no bairro Balaroa – em Palu – e na cidade de Petobo.

*Fonte: Agência EFE

Deixe um comentário