A Paróquia São Vicente de Paulo, localizada na rua Santa Rita, bairro da Compensa 3, zona oeste de Manaus, realizou […]

Igreja católica realiza obra social nas ruas do centro histórico de Manaus

A Paróquia São Vicente de Paulo, localizada na rua Santa Rita, bairro da Compensa 3, zona oeste de Manaus, realizou a tradicional Obra Social São Vicente de Paulo (OSSVP) na noite desta segunda-feira (27).

O evento – que já acontece a cerca de um ano, todo dia 27 de cada mês – ocorreu entre 22h e 00h, onde os fiéis se dedicam totalmente ao dia do padroeiro.

Um grupo de pessoas distribuiu água, sopa e pão pelas ruas do centro histórico da capital, finalizando a ação no Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto, zona centro-sul.

Foto: Mayara Thays Albuquerque

Para a coordenadora da obra, Mayara Thays Albuquerque, 26, o dia 27 é ”sempre motivo de alegria”, pois é o dia de se doar, juntamente com a equipe, para organizar a ação solidária.

Mayara enfatizou a importância e o compromisso do grupo na obra social. ” temos uma equipe fiel que, todos os meses, se reúne para preparar a sopa. E vejo nessas pessoas muita doação, elas fazem tudo com amor. Isso, no meu ponto de vista, era o que a nossa paróquia São Vicente de Paulo precisava, pois temos como padroeiro o ‘Pai da Caridade’, e na paróquia não tínhamos uma atividade voltada para a caridade para, assim, seguirmos o exemplo de nosso padroeiro São Vicente de Paulo, grande imitador de Jesus Cristo”, destacou a coordenadora.

De acordo com o pároco, padre Marco Antônio, conhecido também como padre Marquinho, a importância da obra social para a igreja é caritativa, onde os cristãos são chamados ao longo da Palavra de Deus para colocar em prática os ensinamentos de Jesus – que é o perdão, a misericórdia, a partilha e a solidariedade.

Marquinho também salientou que, na realização da obra, ”impreterivelmente a igreja se realiza, ela sai da teoria para, de fato, se encarnar na história e na vida das pessoas, se tornando verdadeiramente a prática do amor”.

Foto: Mayara Thais Albuquerque

Na dimensão social, o pároco ressaltou ainda que ”existe o viés, que é a promoção da vida e da dignidade das pessoas que, mesmo excluídas e marginalizadas, são lembradas nesse dia para que, assim, possam ter amenizados suas dores e sofrimento”.

Para ele, um copo de sopa entregue às pessoas não é somente um alimento, mas também um sinal de “esperança” e do “amor de Deus”.

A obra social

A Obra Social São Vicente de Paulo (OSSVP) teve início no dia 27 setembro de 2016 e recebeu a benção do bispo Auxiliar da Arquidiocese de Manaus, Dom José Albuquerque, e do pároco da Paróquia São Vicente, Padre Marco Antônio, idealizador desta ação.

A obra é coordenada pelo Pe. Marco Antônio e Mayara Thays Albuquerque, junto a uma equipe de pessoas que abraçaram a causa desde a primeira ação. O grupo é composto por mais de 15 pessoas, dentre pais e mães de família.

Em comunhão com a ação social, nasceu também a Novena Gloriosa de São Vicente de Paulo, que acontece todo dia 27, a partir das 19h, na igreja de mesmo nome. A novena antecede à obra.

No primeiro dia da ação solidária, a equipe ofereceu apenas a sopa. Porém, consequentemente, perceberam que outras necessidades eram gritantes. A partir daí, nos meses seguintes, a doação se expandiu entre calçados, roupas, cobertores e materiais de higiene pessoal.

Idealização e concretização

De acordo com o grupo que participa da ação social, a idealização e concretização da OSSVP só foi possível pelas inúmeras parcerias que foram se firmando conforme o passar dos meses.

O transporte de alimento e peças de vestuário é realizado por meio de um veículo emprestado pela Congregação das Irmãs Dorotéias e um carro da paróquia São Vicente de Paulo, além de contar com automóveis de outros voluntários da equipe.

Após um ano, em virtude de doações e eventos realizados em prol da obra, a equipe da OSSVP conseguiu adquirir todos os materiais necessários para a preparação da sopa.

No dia 02 de abril deste ano, uma feijoada beneficente foi realizada em prol da ação. Com o valor arrecadado, foi comprado todo o material necessário para a preparação da sopa – panelas, conchas, depósitos, facas, tábuas, colheres, bandejas, escorredor e botija de gás. A sobra do dinheiro em caixa serviu, ainda, para suprir as demais necessidades (ingredientes para a sopa, lanche para a equipe da cozinha e gasolina para os carros).

Natal

Para dezembro, mês do natal, o grupo optou por não fazer a sopa, e sim realizar uma ceia de natal especial para os moradores de rua. A mesma experiência foi feita no natal de 2016, com a distribuição de marmitas com frango ao molho, arroz, farofa e salada. Também foram levados kits de higiene pessoal básico, refrigerante, água, roupas e calçados.

Foto: Mayara Thais Albuquerque

Como ajudar?

Para aqueles que desejam colaborar com este gesto de amor ao próximo, basta entrar em contato nos números (92) 98158-7874/99251-8790, ou entrar e curtir a página da OSSPV no Facebook através do endereço www.facebook.com/obrasocialsvpam/

Deixe um comentário