A Semana Santa é uma tradição religiosa católica que celebra a Paixão, Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo. Ela se inicia […]
Igreja Católica celebra Semana Santa; data relembra Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo
A Semana Santa é uma tradição religiosa católica que celebra a Paixão, Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo. Ela se inicia no Domingo de Ramos, que relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e termina com a ressurreição de Jesus, que ocorre no domingo de Páscoa.
No Domingo de Ramos, a missa é precedida da ”Bênção dos Ramos”, mediante a qual, os católicos relembram a alegria e a festa que o povo simples organizou quando Jesus entrou em Jerusalém, reconhecendo Nele o Messias esperado.
Na Quinta-Feira Santa, tem início o Tríduo Pascal, que culmina na festa da Ressurreição de Jesus. O dia tem início com a Missa do Crisma e a Benção do Óleos, presidida pelo bispo local. Nesse dia, os fiéis celebram as três dádivas que Jesus deixou durante a Última Ceia – a Eucaristia, o Sacerdócio e o Mandamento do Amor. A celebração também tem o momento do ”Lava Pés”, refente à passagem bíblica na qual Jesus lavou os pés dos seus discípulos, seguida da Adoração ao Santíssimo Sacramento, no fim Missa.
No dia seguinte, Sexta-Feira da Paixão, os católicos celebram a morte de Jesus como passagem necessária para se cumprir o desejo de Deus, a Ressurreição de seu Cristo. É um dia centrado na cruz, não com ar de tristeza, ma de respeito e alegria, pois Jesus, como Sumo Sacerdote, se entregou para remissão de toda a humanidade. É oportuno dizer, que na Sexta da Paixão, é o único dia que não se celebra a missa. A liturgia da igreja se concentra especificamente na Paixão de Cristo. Ainda nesse dia, a Igreja oriente seus fiéis a pratica do jejum, como forma de expressar solidariedade e penitência em relação à morte de seu Senhor.
Sábado Santo, popular e erroneamente conhecido como ”sábado de aleluia”, relembra a passagem misteriosa da morte para a ressurreição. A celebração desta noite é considerada a maior de toda a Igreja Católica. Ela repleta de riqueza, profundidade e beleza. Participar dessa cerimônia significa encontrar o sentido pleno de tudo o que vive os seguidos de Jesus, para os cristãos, isso significar ressuscitar junto com seu Mestre, participar de seu triunfo sobre a morte e o mal, renascendo para uma vida nova.
A Semana Santa se encerra no Domingo da Páscoa, onde celebra-se plenamente a Ressurreição de Jesus.
Paróquia São Vicente de Paulo
Dentro desta dimensão de fé, a Paróquia São Vicente de Paulo, que é formada por sete comunidades (capelas) no bairro da Compensa, lança o convite a todos os católicos, em especial aos do bairro da Compensa, para celebrarem juntos esse momento de profunda reflexão e perdão. Abaixo, a programação da Paróquia para essa semana:
- Quinta-Feira Santa (Ceia do Senhor) – Essa celebração ocorrerá em cada uma das sete capelas da Paróquia;
- Sexta-Feira da Paixão – Ocorrerá às 15h na comunidade Santo Antônio, localizada no conjunto Vila Marinho, Compensa;
- Sábado Santo (Vigília Pascal) – A Missa mais importante da religião católica aconterá às 19h na comunidade São Vicente de Paulo, rua Santa Rita, Compensa.