A Microsoft anunciou o desenvolvimento de uma nova inteligência artificial voltada para a área da saúde, chamada MAI-DxO, que demonstrou […]

IA da Microsoft supera médicos em diagnóstico e acerta 85% dos casos em testes clínicos
A Microsoft anunciou o desenvolvimento de uma nova inteligência artificial voltada para a área da saúde, chamada MAI-DxO, que demonstrou desempenho superior ao de médicos humanos na análise de casos clínicos. Segundo a empresa, a ferramenta alcançou 85% de acerto em 304 diagnósticos reais — quatro vezes mais do que os profissionais de saúde envolvidos no mesmo teste, que acertaram apenas 20%.
Criada pela nova divisão de saúde da Microsoft, liderada por Mustafa Suleyman, cofundador da DeepMind, a MAI-DxO simula uma equipe médica com cinco agentes de IA, cada um com funções distintas. Eles discutem entre si antes de chegar a um diagnóstico final, explicando o raciocínio passo a passo. Além da alta precisão, o sistema se destacou por recomendar exames mais econômicos, gerando uma economia de centenas de milhares de dólares nos testes.
Embora ainda não esteja pronta para uso em ambientes clínicos, a tecnologia já está sendo avaliada para integração ao Copilot e ao Bing, que recebem cerca de 50 milhões de buscas diárias relacionadas à saúde. A divulgação ocorre no mesmo momento em que a Microsoft anunciou a demissão de cerca de 9 mil funcionários, o que representa aproximadamente 4% de sua força de trabalho global.
(*) Fonte: The News
