Brasília – O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), rejeitou a indicação do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-RJ) para […]

Hugo Motta rejeita indicação de Eduardo Bolsonaro para liderança da minoria
Brasília – O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), rejeitou a indicação do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-RJ) para assumir a liderança da minoria na Casa. A decisão é vista como uma forma de resguardar o parlamentar de um possível processo de perda de mandato em razão do elevado número de faltas.
Eduardo Bolsonaro está nos Estados Unidos desde o fim de fevereiro, em busca de apoio internacional para pressionar por sanções contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). No entanto, segundo Motta, o deputado não apresentou a comunicação formal necessária para justificar sua ausência.
O presidente da Câmara destacou que o registro remoto de presença só é válido em casos de missão temporária previamente autorizada e comunicada. Sem essa formalidade, as ausências passam a ser contabilizadas como faltas injustificadas, o que pode comprometer o mandato do parlamentar.
De acordo com documento divulgado pela Presidência da Câmara, a ausência de comunicação impede que as viagens de Eduardo Bolsonaro sejam reconhecidas como missão oficial, já que não cumprem os requisitos legais de autorização e conhecimento oficial.
(*) Com informações: Agência Brasil