Manaus – Cidade histórica e portuária, conhecida como a capital do estado do Amazonas e situada no centro da maior […]

Há 348 anos, Manaus começa a escrever sua história

Manaus – Cidade histórica e portuária, conhecida como a capital do estado do Amazonas e situada no centro da maior floresta tropical do mundo, na confluência dos rios Negro e Solimões. Localizada na região norte do país, a cidade ganha destaque por seu patrimônio arquitetônico e cultural bastante notável – teatros, museus, bibliotecas, templos e palácios. Atualmente, também é reconhecida por ser a metrópole brasileira mais visitada por turistas, sendo classificada como o décimo maior destino turístico do país.

Teatro Amazonas Ópera House, o maior cartão postal de Manaus – Foto: Jorge Herrán

História

Originalmente fundada em 1669 pelos portugueses, a partir do forte de São José da Barra do Rio Negro, a sede da Capitania foi elevada à Vila Manaos em 1832, a fim de homenagear a tribo indígena dos manaós – habitante da região dos rios Negro e Solimões –, sendo legalmente transformada em cidade no dia 24 de outubro de 1848, com o nome de Cidade da Barra do Rio Negro. Anos mais tarde, em 04 de setembro de 1856, voltou a ter seu nome atual. Na língua indígena, Manaus é a variação de Manaos, que significa Mãe dos Deuses.

Ainda naquele tempo, os portugueses ergueram uma capela em homenagem à Nossa Senhora da Conceição, que hoje é conhecida como a padroeira do lugar.

No início do século 20, Manaus ficou conhecida como a Paris dos Trópicos, devido a sua intensa modernização durante a época áurea da borracha – que era extremamente valorizada, atraindo investimentos estrangeiros e imigrantes de algumas partes do mundo, sobretudo franceses.

Manaus em 1960 – Foto: Silvino Santos

Porém, com o passar dos anos, o interesse pela borracha foi diminuindo e a cidade acabou sofrendo com isso. Somente alguns anos depois, entre 1950 e 1960, com a criação da Zona Franca, Manaus conseguiu se reerguer economicamente e voltou a crescer através da indústria e comércio.

Consequentemente, o turismo também cresceu bastante e, atualmente, a capital amazonense – também conhecida como Coração da Amazônia e Cidade da Floresta – atrai muitos visitantes.

Os manauaras comemoram o aniversário da cidade com o famoso evento Boi-Manaus, uma espécie de micareta do Boi-Bumbá – festa tradicional do Amazonas que ocorre anualmente no município de Parintins.

Boi Manaus
Festa Boi Manaus – Foto: Divulgação/Catraca Livre

Feriados locais

Além dos feriados nacionais, o município reconhece outras três datas anuais como sendo feriado decretado:

05 de setembro – Elevação do Amazonas à categoria de Província;
24 de outubro – Aniversário de Manaus;
08 de dezembro – Dia de Nossa Senhora da Conceição (padroeira do estado do Amazonas).

Ponte Rio Negro – Foto: Ione Moreno

Por Narel Desiree

Deixe um comentário