O governo federal lançou um plano nacional para destravar a expansão e impulsionar o desenvolvimento da malha ferroviária brasileira. A […]

Governo lança plano bilionário para modernizar e reativar ferrovias no Brasil
O governo federal lançou um plano nacional para destravar a expansão e impulsionar o desenvolvimento da malha ferroviária brasileira. A proposta prevê investimentos de R$ 140 bilhões, somando recursos públicos e privados, com possibilidade de chegar a até R$ 600 bilhões nos próximos anos.
A iniciativa é importante porque, além de possuir uma malha insuficiente, o Brasil tem quase 30 mil km de trilhos subutilizados por falta de integração e por décadas de sucateamento da infraestrutura. Isso representa um grande desafio, já que o transporte ferroviário é uma das formas mais eficientes e baratas para fretes de média e longa distância, especialmente para commodities como soja, milho e minério de ferro — pilares da economia nacional.
A baixa utilização das ferrovias tem origem histórica. No século XIX, os trens eram essenciais para levar café aos portos, mas a Crise de 1929 derrubou a demanda internacional e reduziu o uso das linhas. Mais tarde, a industrialização, a urbanização e as políticas rodoviaristas durante o governo de Juscelino Kubitschek favoreceram o transporte por automóveis e caminhões, triplicando a malha pavimentada de rodovias federais e deixando o transporte ferroviário em segundo plano.
Com o novo projeto, o governo busca modernizar a logística nacional e resgatar o potencial das ferrovias, criando um sistema de transporte mais eficiente, integrado e capaz de atender às necessidades atuais do país.
(*)Fonte: The News
