Os produtores rurais e agricultores familiares de 16 municípios, provenientes das microrregiões do Juruá, Madeira e Manaus, têm a oportunidade de se inscrever no Programa Garantia Safra, uma iniciativa do Governo Federal coordenada pelo Governo do Amazonas, por intermédio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror). O programa tem como objetivo proporcionar suporte aos agricultores que possam enfrentar perdas na safra 2023/2024.
Os municípios de Carauari, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Humaitá, Manicoré, Borba, Novo Airão, Apuí e Juruá podem realizar as inscrições até o dia 20 de março nas Unidades Locais do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Agropecuário do Amazonas (Idam).
Já os municípios de Manaus, Autazes, Careiro e Manacapuru têm prazo para inscrições até o dia 20 de maio.
O coordenador do programa, Heitor Liberato, destaca a expansão do Garantia Safra para os produtores das microrregiões do Madeira e de Manaus, além dos sete municípios da bacia do Juruá já atendidos. Ele ressalta a importância de divulgar o programa para que os agricultores familiares compreendam a relevância do Garantia Safra em suas vidas e sintam-se seguros em seus plantios.
Para participar do programa, o agricultor deve possuir a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ativa, ter plantado entre 0,5 a 6 hectares de milho, arroz, feijão, mandioca ou algodão, além de possuir uma renda familiar mensal de, no máximo, um salário e meio (1,5) mínimo.
O benefício, no valor de R$ 1.200,00, será pago diretamente aos agricultores e produtores por meio das agências lotéricas da Caixa Econômica Federal (CEF).