Manaus – A manhã desta quarta-feira (17) começou com uma densa camada de fumaça cobrindo o bairro Cidade de Deus, […]

Fumaça densa cobre zona leste e coloca Manaus em alerta para qualidade do ar
Manaus – A manhã desta quarta-feira (17) começou com uma densa camada de fumaça cobrindo o bairro Cidade de Deus, zona leste da capital, prejudicando a qualidade do ar em Manaus. De acordo com o aplicativo Selva, que monitora a poluição atmosférica, os índices atingiram níveis críticos.
A situação é ainda mais preocupante para crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias e cardíacas, que integram os grupos de risco. Entre os principais sintomas causados pela má qualidade do ar estão tosse seca, dificuldade para respirar e cansaço.
Além de Manaus, outros 18 municípios do Amazonas registraram qualidade do ar considerada moderada, segundo o aplicativo. A lista inclui: Apuí, Borba, Nova Olinda do Norte, Autazes, Silves, Presidente Figueiredo, Urucará, Manaquiri, Beruri, Coari, Tefé, Jutaí, Santo Antônio do Içá, Tabatinga, Lábrea, Boca do Acre, Eirunepé e Envira.
As recomendações dos órgãos de saúde e monitoramento ambiental incluem o uso de máscaras de proteção, atenção aos alertas e previsões meteorológicas e acompanhamento das orientações oficiais. Quando possível e seguro, é indicado deixar temporariamente as áreas mais afetadas pela fumaça.
(*) Com informações: AM Post