Uma forte onda de frio, chamada de ‘Besta do Leste’, continua a castigar a Europa nesta quinta-feira (1º). Desde sexta-feira […]
Frio continua castigando e número de mortos já passa de 40 na Europa
Uma forte onda de frio, chamada de ‘Besta do Leste’, continua a castigar a Europa nesta quinta-feira (1º). Desde sexta-feira (23), o frio já deixou 45 mortos.
Mesmo países acostumados com invernos rigorosos, como a Suécia e a Dinamarca, já reconheceram que estão enfrentando uma temporada de frio acima do comum.
Diante de até 32 centímetros de neve e temperaturas de – 10,3ºC em algumas áreas, os serviços meteorológicos do Reino Unido e da Irlanda emitiram seus alertas vermelhos mais rigorosos, aconselhando as pessoas a ficarem em casa devido ao perigo de circular, segundo a Reuters.
Reino Unido
Centenas de pessoas ficaram presas em seus carros de quarta para quinta-feira na estrada M80, que liga Glasgow a Edimburgo, e estavam sendo aconselhadas a ficar onde se encontravam até a polícia conseguir alcançá-los.
“No auge, estimados mil veículos estavam parados, (com) congestionamentos de quase 13 quilômetros rumo ao norte e ao sul”, informou a polícia escocesa.
Os dois aeroportos britânicos mais movimentados, Heathrow e Gatwick, alertaram que os voos seriam cancelados nesta quinta-feira. Voos e trens foram cancelados em todo o Reino Unido e a Irlanda.
Mais da metade dos trens sofreram cancelamentos ou atrasos no horário de pico em Waterloo, a estação de trem mais movimentada de Londres, e a estação de Paddington foi fechada.
Mortos
De acordo com a Deutsche Welle, 18 pessoas morreram na Polônia, seis na República Tcheca, cinco na Lituânia, quatro na França e na Eslováquia. Itália, Sérvia e Romênia registraram cada um duas mortes. Uma pessoa morreu na Eslovênia e uma na Holanda.
Um recorde de queda de neve, 182 cm, foi registrado na cidade croata de Delnice.
*Com informações da fonte: Portal G1