Rio de Janeiro – Júlio Cesar de Oliveira Silva Rodrigues foi preso em flagrante nesta terça-feira (29), acusado de tentar […]

Farsante é preso ao tentar extorquir deputado com falsa reportagem da Globo
Rio de Janeiro – Júlio Cesar de Oliveira Silva Rodrigues foi preso em flagrante nesta terça-feira (29), acusado de tentar extorquir o deputado estadual Alexandre Knoploch (PL). Segundo o site Metrópoles, o suspeito se passou por funcionário da Rede Globo e exigiu R$ 10 mil para evitar a exibição de uma suposta reportagem negativa contra o parlamentar.
O caso começou quando Rodrigues entrou em contato com o irmão de Knoploch, alegando ser jornalista da Central Globo de Jornalismo. Ele afirmou ter uma matéria de 12 minutos que seria exibida no programa Fantástico e que poderia “resolver a situação” mediante pagamento. O farsante já havia tentado aplicar golpe semelhante contra outro deputado da Alerj, Giovani Ratinho (SD).
Desconfiado, Knoploch marcou uma reunião com o suspeito em seu gabinete. Durante o encontro, Júlio reforçou que a reportagem poderia ser “negociada” e, ao ser questionado, confirmou que o valor seria de R$ 10 mil. O momento foi registrado pelas câmeras internas do gabinete, e o parlamentar deu voz de prisão no ato.
A Rede Globo, em nota, esclareceu que o homem não tinha vínculo com o jornalismo da emissora. Ele era assistente de maquinaria de outra área e estava afastado por licença médica desde 2023. Após a denúncia, a empresa acionou a Polícia Civil e informou que tomou a decisão de desligar definitivamente o colaborador.
(*) Com informações: D24Am