Manaus – O ex-gerente de Hospitais e Fundações da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), Michael Lemos, denunciou […]

(Foto: Divulgação Instagram @michaellemos_am)

Ex-gerente da SES-AM denuncia suposto esquema de corrupção e pede investigação da PF

Manaus – O ex-gerente de Hospitais e Fundações da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), Michael Lemos, denunciou nesta segunda-feira (18) supostas irregularidades na pasta em suas redes sociais. Segundo ele, a decisão de deixar o cargo foi motivada pela necessidade de expor um esquema de “corrupção passiva” e solicitar a intervenção da Polícia Federal (PF) para investigar os fatos.

“Até hoje, dia 18 de agosto de 2025, eu estava à frente da Gerência de Hospitais e Fundações. Hoje estou deixando a gerência para vir com vocês e falar a verdade que rola por trás dos bastidores da saúde pública do estado do Amazonas, que precisa ser investigada pela Polícia Federal. Irei documentar com provas verídicas que existe corrupção passiva dentro da Secretaria de Estado de Saúde”, afirmou Lemos na publicação.

Ele justificou sua saída citando a impossibilidade de continuar trabalhando em meio a uma “máquina de corrupção”, segundo ele, e alegou que a intervenção de outras secretarias dificultava o trabalho do corpo técnico, criando obstáculos constantes.

As acusações do ex-gerente apontam diretamente para a secretária de Saúde do Amazonas, Nayara Matsurdi, e para a secretária do Fundo Estadual de Saúde (FES), Nivia Barroso Harb, além de outros gestores da pasta. Em um trecho da publicação, Lemos se refere à secretária de Saúde como “enfermeira mau-caráter”.

Michael Lemos encerrou sua declaração afirmando que sai com a sensação de “dever cumprido”, mas reforçou que o trabalho se torna inviável diante das interferências externas.

Até o momento, a SES-AM e as secretárias citadas não se pronunciaram sobre as acusações.

(*) Com informações: D24Am

Deixe um comentário