Em uma medida inédita na história do Supremo Tribunal Federal (STF), o governo dos Estados Unidos revogou os vistos de […]

Imagem: TON MOLINA/FOTOARENA/

EUA revogam vistos de ministros do STF, com exceção de três nomes

Em uma medida inédita na história do Supremo Tribunal Federal (STF), o governo dos Estados Unidos revogou os vistos de entrada no país de todos os ministros da Corte brasileira, com exceção de Luiz Fux, Nunes Marques e André Mendonça. A decisão, com efeito imediato, também atinge os familiares dos magistrados.

O anúncio foi feito na noite desta quinta-feira (18) por Mark Rubio, secretário da gestão de Donald Trump, em meio a declarações do ex-presidente norte-americano que classificam as recentes decisões do Judiciário brasileiro como “perseguição política” e “caça às bruxas” contra Jair Bolsonaro e seus aliados.

A medida, segundo observadores políticos, representa uma retaliação direta à atuação de parte do STF em processos que envolvem o ex-presidente brasileiro. Desde a promulgação da atual Constituição, em 1988, nunca havia ocorrido uma ação diplomática desse tipo envolvendo a Suprema Corte do Brasil.

Até o momento, nem o STF nem o governo brasileiro se manifestaram oficialmente sobre o caso.

(*) Com informações: The News

Deixe um comentário