O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, tomou posse nesta segunda-feira (20) e, já em seu primeiro dia de […]

(Foto: Reprodução Instagram @realdonaldtrump)

EUA: Donald Trump toma posse e assina medidas polêmicas no primeiro dia de mandato

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, tomou posse nesta segunda-feira (20) e, já em seu primeiro dia de governo, assinou uma série de medidas polêmicas. Dentre elas, determinou que não sejam mais emitidos documentos de cidadania para bebês nascidos de pais em situação migratória irregular no país.

A primeira medida assinada por Trump foi o reforço na segurança das fronteiras ao sul dos EUA. O presidente acusou o México de “matar americanos” ao permitir a entrada de imigrantes ilegais no país.

Em um pacote de medidas anti-imigração, Trump oficializou um decreto que proíbe agências governamentais de concederem documentação de cidadania a crianças nascidas de pais imigrantes sem status legal nos Estados Unidos.

Além disso, o presidente concedeu perdão aos condenados pelo atentado ao Capitólio, referindo-se a eles como “reféns do 6 de janeiro” e alegando que a maioria “não fez nada de mais”.

Outra ação de destaque foi a revogação de 80 ordens executivas assinadas por Joe Biden, que Trump classificou como pertencentes ao “pior governo da história dos Estados Unidos”.

Entre as novas determinações presidenciais, destacam-se a obrigatoriedade do retorno de todos os funcionários federais ao trabalho presencial, a interrupção de qualquer decisão burocrática até orientação completa da nova gestão, a retirada dos EUA do Acordo de Paris e a assinatura de uma ordem que adia por 75 dias a aplicação da proibição da plataforma chinesa TikTok no país.

Após a assinatura das medidas, Trump jogou as canetas usadas para o público presente, composto por cerca de 20 mil apoiadores que se concentravam no local.

Deixe um comentário