No início da noite desta segunda-feira (13), o estudante Rosenildo da Silva Moreira, 29, ficou ferido dentro de um ônibus […]
Estudante fica ferido ao se apoiar em barra de ferro quebrada dentro de ônibus, em Manaus
No início da noite desta segunda-feira (13), o estudante Rosenildo da Silva Moreira, 29, ficou ferido dentro de um ônibus da linha 124 ao tentar se apoiar em uma barra de ferro quebrada após o veículo entrar em uma curva. O caso aconteceu por volta das 18h20, na avenida Brasil, bairro Compensa, zona oeste de Manuas.
Conforme informações da esposa da vítima, a estudante de Engenharia Florestal Izis Aniê, 24, o marido estava a caminho do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), onde faz curso Técnico em Mecânica, quando o motorista do coletivo tentou fazer uma curva e o obrigou a procurar apoio para evitar uma eventual queda. Ainda de acordo com Izis, o esposo passa bem. A empresa e o motorista prestaram todo apoio possível.

”O motorista prestou socorro, conduziu ele até o Pronto-Socorro no próprio ônibus. O dono da empresa ligou e ofereceu toda assistência financeira. Ele está bem, o corte foi pequeno, mas profundo, levou 3 pontos. Não foi preciso tomar vacina pois o cartão está atualizado”, contou a estudante.
Questionado sobre uma possível negligência do motorista do veículo, Rosenildo negou e disse que se desequilibrou após uma manobra simples. ”Ele estava dirigindo normal, fez uma manobra, como eu estava em pé, me desequilibrei e me apoiei no ferro que estava a minha frente. Quando vi que estava quebrado já não deu tempo de recolher meu braço”, disse o estudante.

A vítima mostrou indignação com a atual situação dos coletivos do transporte público e criticou a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) por permitir o tráfego de veículos em péssimas condições de uso, pondo em risco a segurança dos passageiros.
”Os transportes coletivos são precários em toda Manaus, isso é fato. Agora o que me deixou mais revoltado foi o fato de as empresas colocarem ônibus que transportam pessoas em condições precárias para circular, um desrespeito com o usuário, uma falta de compromisso com a ética. E essa falta de respeito vem desde o SMTU, pois é este o órgão fiscalizador, que deveria impor as empresas mais qualidade nos serviços prestados. Então o desrespeito para mim é geral, tanto das empresas que prestam serviços à população, quanto do SMTU que não fiscaliza, e ainda tem nós como usuários que aceitamos calados os péssimos serviços prestados que são pagos com os nossos impostos,” disse Rosenildo.
O estudante cobrou ainda compromisso das empresas e da Prefeitura e alegou que se nada for feito, vai em busca dos seus direitos. ”Por enquanto não estou muito interessado em alguma coisa que possa beneficiar apenas a mim, o que quero é um compromisso das empresas, prefeitura, órgão fiscalizador, para com toda a população, quero que eles tomem providências para resolver de uma vez essa situação, que melhorem o nosso transporte coletivo. Eu fui apenas mais um que foi vítima desse sistema precário, todos os dias pessoas passam por essa humilhação, e não quero que apenas eu seja beneficiado. Contudo, se nada for feito, vou sim buscar meus direitos,” avaliou.
Rosenildo foi conduzido para o SPA Joventina Dias, na Compensa. Apesar do corte ser profundo, ele passa bem. ”O motorista interrompeu a viagem e fez o retorno para o Pronto-Socorro, tudo o que estava no alcance dele foi feito,” informou a vítima.