O governo acaba de divulgar um dado que confirma uma tendência já visível: o número de matrículas presenciais no ensino […]
Ensino Superior: EaD prestes a superar presencial em número de matrículas
O governo acaba de divulgar um dado que confirma uma tendência já visível: o número de matrículas presenciais no ensino superior segue em queda, com as turmas presenciais quase sendo ultrapassadas pelo Ensino a Distância (EaD). Das 9,9 milhões de pessoas matriculadas no ensino superior, 5,06 milhões ainda precisam assinar a chamada nas salas de aula tradicionais, enquanto 4,9 milhões já acordam 10 minutos antes da aula começar para estudar de casa.
E essa diferença tende a desaparecer rapidamente. Desde a pandemia, o reinado do EaD só tem crescido, e mais alunos ingressam no modo online a cada ano. Em 2023, a proporção foi de 66% de estudantes em EaD contra 34% no ensino presencial. Será que a pandemia acabou mesmo? (risos)
Por que isso é relevante? Estamos diante de uma grande mudança em um mercado que movimenta cerca de R$ 60 bilhões anuais e recebe mais de R$ 30 bilhões em investimentos do governo federal.
Dois lados da moeda
De um lado, há quem elogie o EaD por ampliar o acesso ao ensino superior, tornando a educação mais democrática. Do outro, há quem critique, argumentando que a formação dos profissionais pode perder qualidade com a falta de interação presencial e prática.
Embora tenha se popularizado durante a pandemia, o Ministério da Educação (MEC) começou a permitir cursos EaD no Brasil em 1995.