Enquanto o governador Amazonino Mendes está em viagem desde a última sexta-feira (10), Manaus viveu mais um fim de semana […]

Enquanto Amazonino viaja sem justificar ausência, Manaus vive mais um fim de semana sangrento

Enquanto o governador Amazonino Mendes está em viagem desde a última sexta-feira (10), Manaus viveu mais um fim de semana de terror. Pelo menos 13 pessoas foram executadas, dentre elas, um menino de apenas 9 anos foi vítima de bala perdida no bairro Presidente Vargas, zona sul da capital amazonense.

O cenário mostra mais uma vez o caos na segurança pública do Estado e a necessidade urgente de políticas públicas eficazes para combater o crime organizado – grande provedor do clima de insegurança da qual os manauenses têm vivido nos últimos meses.

violência
Foto: Divulgação

Viagem

O governador está em São Paulo desde a última sexta-feira (10), quando saiu às pressas rumo à capital paulista sem justificar sua ausência. O retorno do atual governador está previsto para acontecer nesta terça-feira (14). Quem está no comando do Estado, desde então, é o desembargador Yedo Simões.

De acordo com um portal local, o governador está em São Paulo, onde teve um encontro com o advogado Ives Gandra, nesta segunda-feira (13), para “tratar do andamento de duas Ações Diretas de Inconstitucionalidade (Adins) e uma Ação Civil Ordinária (ACO)”.

Realidade Perturbadora

Os casos de execuções recorrentes ao tráfico de drogas voltaram a se intensificar depois de um breve momento de “trégua”, logo após a polícia prender diversos criminosos apontados como orquestradores dos crimes.

O caso do menino, morto com um tiro no peito no último domingo, comoveu e preocupou a população. Através de imagens nas redes sociais, ficou perceptível que a criança já estava sendo preparada para o mundo do crime. Em uma das imagens, ele aparece fazendo um ‘C’ e um ‘V’ com as mãos, possivelmente referente à facção carioca Comando Vermelho (CV).

violência no AM
Foto: Reprodução

Que absurdo! Afinal, qual o futuro que estamos preparando para as nossas crianças? Até quando vamos aceitar tamanho descaso com a educação e a promoção de políticas sociais que visem dar ao jovem uma perspectiva melhor na vida futura? É bastante claro que algo preciso ser feito agora e com urgência, pois a realidade é perturbadora e o futuro se desenha sombrio e sem esperança.

Lógica invertida

Já o Estado, que deveria preparar o caminho para a formação de cientistas, economistas, médicos, engenheiros, etc., parece que trocou a sala de aula por bocas de fumo quando resolveu “fechar” os olhos para o avanço do tráfico de drogas. O governo, com toda a sua indiferença e falta de compromisso com o povo, está formando traficantes, assaltantes e criminosos de todos os tipos.

Diante deste cenário, a administração de Amazonino Mendes parece continuar indiferente e incapaz de propor uma solução. Enquanto o governador viaja sem justificar o motivo de sua ausência, a capital amazonense continua a mercê da violência de facções criminosas.

Alguém pode até dizer: “Ora, mesmo não ausente, há muito tempo que nós temos a sensação de que estamos sem governo”. Não se pode dizer o contrário, pois esta é uma realidade visível. O Brasil inteiro teve a mesma percepção quando viramos manchete nacional por conta da crescente onda de violência que vem tomando conta do Amazonas nos últimos tempos.

O resultado disso tudo é proveniente de uma política velha e ineficiente, partindo de um grupo político que está há mais de três décadas comandando o Amazonas e que, ainda assim, não foi capaz de prepará-lo para um futuro menos doloroso. A cidade de Manaus virou sinônimo de descaso e insegurança, nossa gente se encontra amedrontada.

Contudo, nos parece que a lógica foi invertida: quem deveria estar preso, está nas ruas… enquanto cidadãos de bem encontram-se aprisionados dentro de suas próprias residências.

Deixe um comentário